sábado, 16 de julho de 2011

Governadora vai ao velório de vitima de acidente aéreo

image A governadora Rosalba Ciarlini foi confortar a família da professora Fernanda Jalles, que morreu no acidente do avião da empresa Noar.  Ela esteve no velório que aconteceu na Capela Nossa Senhora do Perpertuo Socorro, em Mossoró. Amigos, parentes, professores e alunos foram se despedir da professora.

GOVERNADORA ANUNCIA HOSPITAL-MATERNIDADE PARA MOSSORÓ

imageA governadora Rosalba Ciarlini anunciou, na manhã deste sábado em Mossoró, que até o final do ano a segunda cidade mais populosa do Rio Grande do Norte poderá dispor dos serviços do Hospital Materno-Infantil. “Até o final do ano Mossoró terá o seu hospital materno-infantil. Além de ser uma necessidade da região, se trata de um projeto do governo”, afirmou a governadora, acrescentando que a iniciativa não impedirá a continuidade das ações relacionadas à construção do Hospital Universitário (que terá as mesmas especificidades). “Enquanto trabalhamos nas questões burocráticas, a região poderá contar com esta iniciativa”, afirmou Rosalba.

Para a governadora, o Hospital Materno-Infantil é uma necessidade da região Oeste do Rio Grande do Norte, e disse que a unidade hospitalar contará com UTI Pediátrica e UTI Neonatal, além de salas de parto. O hospital funcionará no prédio onde os serviços da Unimed eram realizados e foram transferidos para o Hospital Wilson Rosado.

“O Prédio em condições e as instalações são boas. Vamos adequar para que atenda às necessidades de um hospital materno-infantil, com urgência e emergência”, disse a governadora, acrescentando que as salas de parto atenderão, inclusive, gravidez de alto risco.

Segundo a governadora, os serviços de adequação das instalações do prédio serão iniciados no mês de setembro e que a meta é que até dezembro o Hospital Estadual Materno-Infantil entre em funcionamento.

A governadora afirmou que buscará os profissionais para atuar no hospital, como pediatras e obstetras. “Virei pessoalmente conversar com estes profissionais, pois se trata de um Hospital Materno-Infantil público e para atender a região”, disse.

O secretário estadual de Saúde, Domício Arruda, informou que uma equipe já esteve no prédio e que uma empresa fará o levantamento necessário relacionado ás estimativas de custos. “Já temos o perfil do hospital, que é materno-infantil e começaremos com leitos de UTI Pediátrica, mas teremos também leitos de UTI Neonatal. Trata-se de um ótimo serviço para a região e para Mossoró, pois apenas Natal possui leitos de UTI Pediátrica”, afirmou o secretário.

Domício Arruda disse ainda que a nova unidade hospitalar beneficiará o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), especificamente no setor de traumaortopedia.

Para a secretária estadual de Infraestrutura, Kátia Pinto, as modificações estruturais serão poucas. “Vamos fazer apenas as adequações e deixar o prédio apto ao atendimento de infantil. Será um projeto simples, pois o prédio está em boas condições”, disse.

A prefeita de Mossoró, Fafá Rosado, agradeceu a governadora Rosalba Ciarlini pelo benefício e disse que o Hospital Materno-Infantil é de fundamental importância para a região. “Foi o que sempre pleiteamos”, disse, acrescentando que a Prefeitura Municipal de Mossoró será parceira do Governo do Estado na efetivação dos serviços.

Para a vereadora Cláudia Regina, que integra o Comitê Municipal de Prevenção à Mortalidade Infantil, a região Oeste fica feliz em ver a governadora Rosalba Ciarlini resolvendo problemas relacionados á saúde da mulher e da criança. “Era uma luta antiga e agora a governadora está concretizando um grande sonho de Mossoró e do Oeste”, comentou. Assessoria

Seguidores