A deputada federal Fátima Bezerra (PT) participou hoje (8), com o ministro da Pesca, Luiz Sérgio, da assinatura de termo de convênio entre o Governo do Estado, Governo Federal e Senai para qualificação de mão de obra em pesca em alto mar no Rio Grande do Norte.
A solenidade foi realizada no Terminal Pesqueiro de Natal e contou também com a presença da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves (PMDB), os deputados federais Henrique Alves (PMDB) e Betinho Rosado (DEM), o presidente da Codern, Emerson Fernandes, entre outras autoridades.
Um centro de tecnologia de pesca - com ambiente de simulação de confinamento semelhante ao que acontece em um navio no meio do mar - está sendo construído em Santa Cruz, onde serão ministradas as aulas. É o primeiro do tipo no Brasil. O curso será de 500 a 800 horas.
Antes disso, foi demonstrado como será o transbordo de atuns pescados por 11 barcos japoneses no Oceano Atlântico para o barco Fujinami. Os barcos foram arrendados pela empresa Atlântico Tuna em parceria com outras empresas pesqueiras.
Essa iniciativa aumentará a quantidade de atum pescado no país de 2% para 4% do que é permitido por órgãos internacionais de preservação ambiental, cerca de 200 toneladas. O país pesca atualmente cerca de quatro toneladas por ano.
Luis Sérgio elogiou a “ousadia” dos empresários e afirmou que, sem a parceria, o Brasil talvez perdesse o direito da quantidade de pesca estabelecida. A deputada federal Fátima Bezerra escreveu, no twitter, que a presença do ministro em solo potiguar significa vinda de investimentos e benefícios federais.
Fátima agenda audiência com Ministério das Cidades para discutir ampliação do VLT
Atendendo a uma solicitação da deputada federal Fátima Bezerra, o ministro das Cidades, Mário Negromonte, receberá a bancada federal potiguar, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e os prefeitos da Região Metropolitana de Natal dia 13 de julho para discutir o projeto de ampliação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
O projeto inicial prevê 11 estações entre o bairro da Ribeira e Nordelândia, em Extremoz, e está orçado em R$ 136,5 milhões. Os potiguares vão propor a Negromonte a ampliação do VLT para as demais cidades da área metropolitana.
Assessoria