Em audiência pública na Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, o presidente da Infraero, Antônio Gustavo Matos do Vale, confirmou que o Aeroporto Augusto Severo será ampliado e terá capacidade para 5,8 milhões de passageiros ao ano. O investimento será de R$ 16 milhões. O edital está previsto para ser lançado em 1º de agosto, com início das obras em janeiro de 2012.
"Ficou claro, pelos argumentos apresentados pela Infraero, que o Augusto Severo será o aeroporto oficial de natal para a Copa de 2014, já que o Terminal de São Gonçalo do Amarante não deve ficar pronto em três anos. Mas além de ampliar a capacidade, há muito o que melhorar no terminal de passageiros", disse Fábio Faria, único potiguar a integrar a Comissão que discute o fomento ao turismo e ao esporte.
O aeroporto de São Gonçalo foi citado pelo ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, como um modelo de concessão que deve ser levado a outros estados. O terminal de cargas e passageiros será totalmente concessionado, sem investimentos públicos, cujo leilão está marcado para 19 de julho.
Segundo dados da Infraero, atualmente o Augusto Severo tem capacidade para receber anualmente 4,2 milhões de passageiros e a demanda não passa de 2,6 milhões. Com a reforma, em junho de 2012, quando as obras deverão estar concluídas, esta capacidade será de 5,8 milhões, enquanto a demanda não deve ser superior a 3,1 milhões. Com a Copa do Mundo em 2014, a demanda subiria para 3,5 milhões.
Além do presidente da Infraero, a audiência pública contou com a participação do diretor da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), Carlos Eduardo Pellegrino; e do tenente brigadeiro do Ar Ramon Borges Cardoso, diretor geral do Departamento Aéreo. Assessoria