A Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (SEARA), através da Câmara Técnica, vai apreciar a aprovação de cinco novos assentamentos no Estado. Para isso, a SEARA vai realizar nesta terça-feira (28), no auditório do IDEMA, às 9h, mais uma Reunião da Câmara Setorial de Acesso à Terra.
O encontro tem como objetivo a apresentação de novos projetos de Credito Fundiários e a reapresentação de projetos discutidos na reunião anterior. Serão apresentados para aprovação propostas das associações: Floresta II, em Apodi; Livramento e Bentos, em Florânia; Maxaranguape, em Maxaranguape e Paraíso São Francisco, em Rio do Fogo, as quais dependiam de parecer jurídico para apreciação.
Após aprovação pela Câmara Técnica, os projetos vão seguir para contratação junto ao agente financeiro. Ao todo serão beneficiadas 39 famílias de agricultores.
Além dessas, serão apresentadas para análise as propostas de financiamento da Linha CAF- Consolidação da Agricultura Familiar e CRP – Combate à Pobreza rural. De acordo com o Subcoordenador de Apoio aos Assentamentos e Combate a Pobreza Rural, Jeffter Platini, “os projetos que serão reapresentados são dos municípios de Baraúna, Bodó e Senador Elói de Souza, os quais devido a problemas jurídicos não foram aprovados na reunião anterior”. A CSAT é composta pela FETARN, BNB, BB, IDEMA, UNEGRO, SETHAS e MLST.
Segundo o Secretário Gilberto Jales, “a câmara técnica é o instrumento de participação e transparência da política pública de acesso à terra, sendo importante para que os recursos sejam destinados aos verdadeiros objetivos do programa”. Assessoria