domingo, 19 de junho de 2011

Governadora participa de encontro de prefeitos empreendedores em Messias Targino

O município de Messias Targino recebeu neste sábado (18) o Encontro de Prefeitos Empreendedores. O evento reuniu gestores públicos e representantes de prefeituras de cidades de diferentes estados do Brasil, como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Espírito Santo, Piauí e Pernambuco, que se destacaram na administração de seus municípios por adotar políticas de fomento à economia e ao segmento das micro e pequenas empresas.

O evento contou com a presença da governadora Rosalba Ciarlini, que foi a vencedora estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, por duas vezes, quando prefeita de Mossoró. “São iniciativas assim que queremos para o nosso estado, idéias que trazem emprego, renda e independência para as pessoas que querem empreender e caminhar com as próprias pernas. Fazemos hoje aqui o reconhecimento de pessoas que não se acomodaram em lutaram para realizar seus sonhos”, disse Rosalba Ciarlini

De acordo com a prefeita de Messias Targino, Shirley Targino, vencedora do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, em 2010, na categoria Formalização de Empreendimentos, o intercâmbio de experiências entre os gestores é bastante positivo. “Os visitantes estão vendo aqui em Messias Targino um ambiente diferente, a realidade de um município pequeno, diferente dos que já sediaram os encontros anteriores”, disse a prefeita.

Messias Targino apresentou bons resultados em projetos como a Agricultura Familiar, Horticultura e Fruticultura Agroecológica, confecções de cama, mesa e banho e conta até com uma facção da marca Hering como um exemplo de negócio bem sucedido na cidade. Dois pequenos empresários de cases de sucesso do município falaram sobre as mudanças acontecidas nos últimos tempos. Maria José da Silva, que trabalha com hortaliças orgânicas atualmente já fornece em duas cidades da região, e Roberto Medeiros, que devido aos incentivos dados pela prefeitura de Messias Targino escolheu o Rio Grande do Norte em detrimento da Paraíba, gerando mais de 30 empregos com carteira assinada na cidade de 4.188 habitantes. “A expectativa é de ampliar para mais 30”, revelou Roberto.

Shirley Targino ressaltou a parceira do Sebrae para ao desenvolvimento dos projetos “É o selo de qualidade de uma entidade muito forte no nosso país”, disse. A prefeita vencedora também fez questão de frisar que o prêmio veio através da adesão à Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. “Coloquei meus projetos no papel, levei ao Sebrae e fiz a adesão à Lei Geral, os prefeitos devem se esforçar também para que as coisas aconteçam”, conta Shirley Targino.

Para Bruno Quik, gerente da unidade de políticas públicas do Sebrae Nacional, as mudanças ocorridas nas cidades através da iniciativa empreendedora dos prefeitos se reflete nas atitudes dos habitantes. “Ser empreendedor é buscar novas alternativas, saber aproveitar chances e mudar a postura diante das oportunidades da própria vida. A partir do momento que uma cidade se movimenta para o empreendedorismo, o desenvolvimento acontece pois as pessoas acabam adquirindo as condições para prosperar por conta própria”, disse Bruno Quick.

O diretor superintendente em exercício do Sebrae RN, João Hélio Costa da Cunha Cavalcante Júnior, destacou que trabalhos como o desenvolvido na prefeitura de Messias Targino, no Rio Grande do Norte e em outras prefeituras em diferentes estados do País são apartidários. “O nosso partido é o desenvolvimento econômico das cidades. Hoje em dia mais de 90% das empresas constituídas no Brasil estão classificadas como micro ou pequenas empresas e nós acreditamos nessas iniciativas”, disse João Hélio.

Rosalba propõe prêmio governador empreendedor

Ganhadora duas vezes do premio prefeito empreendedor, a governadora Rosalba Ciarlini propôs que o Serviço de Apoio a Pequenas e Medias Empresas (SEBRAE), promova mais uma versão, a nível regional e nacional. Rosalba quer que seja criado o premio governador empreendedor. “Este ano não dá. Mas, quando o Estado estiver com as finanças equilibradas, aí sim!”, afirmou otimista.

Rosalba disse que quer se habilitar ao titulo com a mesma disposição da época em que era prefeita. “Fizemos da cultura ancora para o turismo”, disse, contando os investimentos na cultura, a partir de um calendário de eventos que tinha como atrativos principais o Auto da Liberdade, que celebra a abolição da escravatura na cidade, cinco anos antes da Lei Áurea, e o Mossoró Cidade Junina, que tem como diferencial, o espetáculo Chuva de Bala no Pais de Mossoró.

        Rosalba conquistou o Premio Prefeito Empreendor com o projeto dos eventos culturais e o outro que levou energia solar e água para o campo. “Nós vamos fazer do RN, um Estado empreendedor e para isso precisamos dos municípios fortes”, concluiu.

Também participaram do evento o secretário de Estado para Assuntos Fundiários e Reforma Agrária, Gilberto Jales; o deputado federal João Maia; o deputado estadual, Walter Alves e Antônio Carlos Granado, coordenador de projetos de incentivo para o desenvolvimento do Sebrae RN. Assessoria

Seguidores