sexta-feira, 6 de maio de 2011

Crédito de Carbono nas Empresas Cerâmicas do Seridó.

image Foi realizado na cidade de Carnaúba dos Dantas/RN no dia 03 de maio de 2011, um importante evento entre diversas entidades: ACVC, SEBRAE, PNF, INT, Ceramistas do Seridó e representantes do projeto ELLA, projeto este que é desenvolvido em 7 Países (Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, México e Peru), este projeto se direciona na comercialização do crédito de carbono.
No Brasil, o Seridó foi a região escolhida para que este projeto seja desenvolvido nas Indústrias de Cerâmica Vermelha.
O crédito de carbono pode ser gerado pelas empresas cerâmicas e comercializado para empresas localizadas em outros países que estejam obrigados a redução da emissão de carbono segundo “protocolo de Kyoto” e não tenham a possibilidade de redução devido a diversos fatores.
As empresas Cerâmicas do Seridó que aderirem ao projeto podem reduzir suas emissões de várias formas, a construção de fornos melhorados (Sedan, Abobada, contínuo e hoffimann) pode ser uma delas.
Serão feitas medições na emissão atual dos poluentes e comparadas com medições posteriores após o melhoramento no sistema de funcionamento da empresa, e esta diferença pode ser revertida em “Crédito de Carbono”, este crédito pode ser utilizado para a manutenção dos fornos, e para a aquisição de novas tecnologias, por exemplo.
Este foi apenas o primeiro de vários contatos que serviram para o desenvolvimento das empresas e consequentemente da nossa região.
image image image image
Fonte: Erandi Macedo

Seguidores