quarta-feira, 11 de maio de 2011

Campus de Educação a Distância lança hoje (11) videoaulas do ProItec

Programas começam a ser exibidos neste sábado

Campus de Educação a Distância lança hoje (11) videoaulas do ProItecNesta quarta (11), às 17h, no miniauditório do Campus Natal-Central, haverá o lançamento das novas videoaulas do Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania - ProITEC. O convite é aberto a toda a comunidade.
As videoaulas foram produzidas pela Coordenação de Videoproduções do Campus de Educação a Distância do IFRN. Ao todo são 10 programas, cada qual com meia hora de duração, que trazem conteúdos das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ética e Cidadania. 
As videoaulas constituem uma parte do material instrucional do ProITEC, o programa que oferece um reforço da aprendizagem dos alunos das escolas públicas que se preparam para ingressar no ensino técnico integrado da instituição.
Além de serem distribuídas aos alunos inscritos no programa, as videoaulas poderão ser vistas por todos os interessados em participar do processo seletivo para o Instituto.  As TVs Universitária e Assembleia vão passar a exibir os programas a partir do próximo sábado, dia 14 de maio.
Cerca de 8.400 alunos se inscreveram para o ProITEC 2011.

IFRN recebe barco escola

Alunos do campus Macau vão ser beneficiados

IFRN recebe barco escolaRepresentantes do IFRN, IFPB, MEC e Marinha estiveram presentes

Aconteceu hoje (9), na Base Naval de Natal, às 10h, a solenidade de entrega do barco escola Instituto Federal, que vai servir aos trabalhos de ensino, pesquisa e extensão do Campus Macau. A aquisição desse barco foi resultado de um acordo de cooperação entre o IFRN, a Marinha e o MEC – através da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC).

Na solenidade, havia representantes do três órgãos, como o reitor do IFRN, Belchior de Oliveira Rocha, o comandante da Base Naval de Natal, Flávio Brasil, o coordenador de Política de Formação Humana de Aquicultura Familiar, Pesca, Portos e Navegação, Edmar Moraes – que representava o MEC –, além do reitor e de professores do IFPB. Na ocasião, eles visitaram a embarcação, percorrendo sua estrutura interna e externa.

O barco escola Instituto Federal possui 32m de comprimento, tem capacidade de comportar 25 pessoas entre tripulação e alunos, pode passar até dez dias ao mar e vai subsidiar todo aprendizado de pesca em nível oceânico. Para o pró-reitor de Extensão do IFRN, Wyllys Farkat, é “um ambiente de aprendizagem prática que vai potencializar ações teóricas em sala de aula”, além de possibilitar parceria com outras instituições que também precisem fazer uso do barco para complementar suas atividades de ensino.

Já para o diretor geral do Campus Macau, Liznando Fernandes da Costa, o barco escola se configura como “um laboratório real onde podem ser ministrados cursos, pesquisas e visitas técnicas. É também um incremento ao ensino da pesca e da Biologia”. De acordo com Edmar Moraes, esse barco é mais um investimento do governo federal, que vem realizando várias ações a fim de promover o desenvolvimento das pessoas que trabalham com a área da pesca marinha, continental e aquicultura familiar.

A recuperação do barco foi responsabilidade da Base Naval da Marinha de Natal. Nela, trabalharam os tenentes Bruno Costa, na parte eletrônica; Rafael Monteiro, responsável pela recuperação das máquinas; Állison Magno, que cuidou da estrutura, e Valério Neto, ex-aluno do curso técnico em eletro-eletrônica do IFRN que gerenciou as obras.

O comandante Flávio Brasil considerou esse trabalho muito importante, uma vez que contribui para o engrandecimento do Brasil e o objetivo da Marinha é colaborar com esse processo.

Fonte: IFRN

Seguidores