terça-feira, 16 de março de 2010

SEU VETERINÁRIO - COM DR. MAX MARÇAL

Dr. Maximiniano Marçal-veterinário

Zoonoses
As Zoonoses são infecções e doenças que podem ser adquiridas em contato com animais de estimação como cachorro, gato e passarinho, ou ainda, pela ingestão de carne contaminada de animais como o gado ou o porco. Outras doenças podem ser contraídas através do contato não desejado com ratos, moscas e baratas, principalmente através da ingestão de água ou alimentos contaminados. Segundo os dados da OIE (Organização Internacional de Epizootias), cerca de 70% de novas doenças vem de animais, ou seja. Exemplo dessas são as gripes AVIÁRIA e SUÍNA.
Veja a seguir as mais comuns:
Tuberculose: Segundo a OIE, de cada dez pessoas contaminadas com tuberculose, duas contraíram a doença através do contato direto com os animais ou ingestão de alimentos contaminados. A prática de não tomar leite cru e não alimentar-se de carne mal passada, é uma das medidas de prevenção não só da tuberculose, mais de várias doenças.
Raiva: A raiva é uma doença provocada por vírus, caracterizada por sintomatologia nervosa que acomete animais e seres humanos. Transmitida por cão, gato, rato, bovino, eqüino, suíno, macaco, morcego e animais silvestres, através da mordedura ou lambedura da mucosa ou pele lesionada por animais raivosos. Os animais silvestres são reservatório primário para a raiva na maior parte do mundo, mas os animais domésticos de estimação são as principais fontes de transmissão para os seres humanos.
Larva migrans cutânea (bicho geográfico): A larva migrans cutânea é encontrada por toda parte onde se encontrem cães e/ou gatos infectados com ancilostomídeos. O problema é mais freqüente em praias e em terrenos arenosos, onde esses animais poluem o meio com suas fezes. As crianças contaminam-se ao brincar em depósitos de areia para construção, ou nos tanques de areia dos locais destinados à sua recreação. Todos os animais domésticos devem ser tratados sistematicamente e com regularidade para prevenirem-se as reinfeções.
Toxoplasmose: a infecção com o parasita protozoário toxoplasma gondii ocorre numa série de animais de sangue quente, mas a família dos felídeos parece ser o único hospedeiro definitivo. Após a infecção, os gatos excretam oocistos em suas fezes durante uma ou duas semanas. A infecção congênita do feto humano através da transmissão placentária representa a maior ameaça aos seres humanos. Alguns cuidados durante a gravidez: ao manusear carnes cruas, verduras ou fezes de animais, convém uso de luvas.
Leptospirose: A leptospirose é uma enfermidade endêmica, bastante comum em épocas de chuvas. É uma doença causada por bactéria, a LEPTOSPIRA ssp, afetando a maior parte dos animais inclusive o homem. É transmitida através da urina, água e alimentos contaminados pelo microorganismo, pela penetração da pele lesada, e pela ingestão. O rato (principal disseminador da doença), cães, bovino e animais silvestres também podem contrair a doença e transmiti-la.
Teníase & Cisticercose: Verminoses freqüentes em nosso meio, causadas pela Tênia, ou "solitária", como é popularmente conhecida, são transmitidas através da ingestão de carne e derivados de porco e/ou de vaca, ou outro alimento contaminado.
Procure sempre um médico veterinário para esclarecer suas dúvidas.
 Org: Dr. Max Marçal. Fone: 8716 0166. Carnaúba dos Dantas,RN

Seguidores