segunda-feira, 22 de março de 2010

Saberes da Terra qualifica professores com curso de especialização

Professores e técnicos agrícolas dos territórios de Apodi e Mato estão tendo oportunidade de reciclarem seus conhecimentos com um curso de especialização Lato Sensu Saberes da Terra. A abertura aconteceu hoje, 22, no Auditório da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, com a realização do I Seminário de Integração Fundacional do Projeto Saberes da Terra, desenvolvido pela UFERSA, em parceria com a Universidade Regional do Rio Grande do Norte e Secretaria Estadual de Educação e Cultura. A abertura contou com uma apresentação cultural do poeta Mossoroense Antonio Francisco.

O Seminário compreende a primeira parte do curso que tem como proposta a formação continuada de educadores da Educação Básica e da Educação Profissional e coordenadores de turma que atuarão no ProJovem Campo. A primeira edição do curso contempla 220 profissionais, entre professores e técnicos agrícolas. O curso terá duração de dois anos, com as aulas sendo ministradas sempre nos fins de semana em datas pré-agendadas.

Para o reitor da Universidade Rural do Semi-Árido, professor Josivan Barbosa, a proposta vem de encontro com a meta da UFERSA que é a de ampliar a formação de professores, proporcionando aos jovens da região mais oportunidade para o acesso a educação. “Criar oportunidades é o nosso maior desafio”, disse o professor, Josivan Barbosa, se referindo ao atual momento de expansão que passa a Universidade. “O desenvolvimento intelectual do aluno se deve em grande parte a qualificação profissional dos professores”, argumentou o reitor.

A UFERSA é uma das 7 instituições de ensino do país que teve o Projeto Saberes da Terra aprovado para execução. O curso, em nível de Pós-Graduação Lato Sensu, para professores graduados, e de Extensão Universitária, para técnicos agrícolas, será desenvolvidos duas vezes por mês, sempre no final de semana. Cada participante recebe uma bolsa de R$ 340,00. O investimento do governo federal com o Projeto é na ordem dos R$ 930 mil.

Para o Coordenador do Saberes da Terra, professor Antônio Jorge Soares, a meta do projeto é a qualificação profissional para que se possa manter e valorizar a vida no campo em consonância com a realidade sócio-econômica e cultural de cada município.

“É uma oportunidade de mostrar, na prática, para os nossos alunos, que podemos se especializar e continuar trabalhando na nossa cidade”, afirma a professora Maria Edite da Costa, do município de Maxaranguape. Já para o técnico em agropecuária, Hudson da Silva Moreira, de Apodi, o curso de extensão representa investimento de grande importância no campo profissional com novas possibilidades para o mercado de trabalho. “Estou apostando no saberes da terra com toda dedicação”, afirmou.
           
O Seminário prosseguirá até sexta-feira, 26, enfocado temas como: Políticas Públicas da Educação do Campo; Bases Legais da Educação do Campo; Diretrizes Curriculares do Projeto ProJovem Campo – Saberes da Terra e Agroecologia. A metodologia será com palestras, debates, troca de experiências, atividades culturais e de diálogo entre teoria e prática.

Seguidores