sexta-feira, 19 de março de 2010

"Números a favor" é o novo artigo de Mineiro‏

Nós, petistas, podemos e merecemos comemorar os resultados da última pesquisa CNI/IBOPE. Divulgada ontem, ela ratifica pesquisas anteriores que haviam detectado o crescimento de Dilma, indicando consolidação e forte grau de competitividade de nossa candidatura. Em relação à última pesquisa do mesmo instituto, de dezembro/2010, Dilma teve um crescimento de 74,6%! Saiu de 17 e foi a 30 pontos percentuais. E Serra, como também indicavam as outras pesquisas, continua em queda ou empacado.
Para além dos dados que medem a tendência de confronto direto entre os dois candidatos, recomendo que se preste atenção a outros números da pesquisa. Muito mais favoráveis a Dilma, já antecipo.
Na pesquisa expontânea, que nos mostra 42% de indecisos, Dilma abre uma boa vantagem sobre o Serra: 14 a 10. Ah! E o Lula tem 20% de preferência. Favoráveis também são os percentuais referentes à taxa de rejeição. A queda de Dilma na rejeição foi cerca de 30%. Era 41 na pesquisa passada e agora ficou em 27.
Tem outros números mais animadores. A maioria dos brasileiros (53%), afirma que votará em um candidato apoiado pelo Presidente Lula. Apenas 10% preferem votar em um candidato de oposição. Este dado corrobora com o que tenho afirmado em muitos debates: não se percebe na sociedade brasileira um desejo de mudanças nos rumos da gestão do país. Ao contrário, o sentimento é de apoio às ações do Governo. Não à toa, o Governo tem avaliação positiva recorde (75%) e a maneira de governar de Lula é aprovada por 83% da população.
À medida que a população toma conhecimento de que Dilma é a candidata do Lula, do PT e dos partidos aliados vai aumentando a intenção de votos em nossa candidatura. E olha que 39% da população ainda não sabe quem Lula apoia.
À medida que Dilma cresce, cresce também o desespero da oposição. Exemplo maior é a histeria da mídia tucano-demo. Enfrentaremos intenso fogo cerrado. E o caminho é o debate sobre os rumos do Brasil. Que sejam explicitadas as posições e os caminhos que se quer para o nosso país.
Sempre é bom lembrar que pesquisa mede apenas intenção. Voto mesmo é só no dia.
Mineiro

Seguidores