quinta-feira, 7 de agosto de 2014

POTIGUAR ÍTALO FERREIRA É MAIOR PROMESSA PARA RED NOSE JUNIOR DE SURF

image Surfistas de Baía Formosa estão aptos a faturar seletiva do Pro Junior Sul-americano

Primeiro evento internacional de BF, Red Nose Pro Junior terá um forte time de atletas locais, que conhecem cada centímetro do pico mais famoso do RN.  Atleta Ítalo Ferreira (Oakley) é forte candidato a subir o degrau mais alto do pódio.  

As ondas do Pontal de Baía Formosa estão ainda mais aceleradas, na iminência de receber um Swell que soprará muito forte em favor do time formado por surfistas locais.  Ítalo Ferreira (Oakley) é o nome mais cotado para faturar a primeira etapa masculina do campeonato Sul-americano Sub-20, que será realizada de 8 a 10 de agosto (sexta a domingo). O evento Red Nose Pro Junior integra o circuito sul-americano para atletas com até 20 anos, gerenciado pelo braço latino da ASP (Associação de Surfistas Profissionais), e que garante quatro vagas para o Mundial Pro Junior. Pela primeira vez, Baía Formosa sediará um evento internacional e os atletas da cidade estão treinando arduamente.

Se a cena de outros campeonatos se repetir, pelo menos um formosense deve se garantir no pódio. Este ano, o surfista Ítalo Ferreira, 20, tem sua última chance de concorrer ao título mundial nesta categoria. Em 2012, ele foi campeão sul-americano e brasileiro na junior. Ele lidera o “Dream Team” (time dos sonhos) de surfistas de Baía Formosa, que conhecem cada centímetro do pico mais famoso do Rio Grande do Norte. “Esse evento é muito importante para a cidade, até porque já faz uns quatro anos que não recebe um campeonato importante”, declara o atleta. Confiante, ele tem consciência de que “a pressão vai ser grande da torcida”, formada por familiares e amigos. “Estou em casa e espero fazer bonito e representar bem Baía Formosa”, diz o surfista que atualmente se divide entre sua própria casa e a praia do Guarujá, litoral paulista, e recentemente faturou o terceiro lugar da etapa do WQS (circuito mundial amador) realizado em Los Cabos, México.

Em casa, e também confiantes, os atletas Israel Júnior, Jackson Rodrigues e Gabriel Nobre são alguns nomes que com certeza vão tirar o sono dos feras que vêm de outros países para disputar o título junior sul-americano e concorrer a uma vaga para o Mundial Pro Junior. Entre eles, Israel (Rotator) é o mais experiente, tendo faturado, entre outro títulos, o vice-campeonato do Brasileiro Amador Sub-16 e Sub-18. “As expectativa são as melhores, pois estou treinando bastante e me sinto bem competindo em casa”, afirma. Jackson Rodrigues (Cilindro) também está bastante seguro para enfrentar as ondas do Pontal e desbancar os “gringos”. “Temos que aproveitar essa grande chance, pois nunca aconteceu uma etapa dessas no Nordeste brasileiro”.

O surfista Alan Jhones, diretor técnico da Associação de Surfistas e Amigos da Praia de Baía formosa (ASBF), e um dos ídolos locais cultuados pela turma jovem, aposta suas fichas em ítalo Ferreira e Israel Júnior, devido aos resultados apresentados, porém, também acredita no potencial dos outros atletas da casa. “Realmente, temos uma equipe de peso. Israel Júnior vem numa fase boa em sua carreira e acreditando muito nele próprio, seu surf é muito parecido com o de Ítalo, que também esta confirmado no evento. Eles treinam diariamente e estão com chances de chegar à grande final”, destaca. Os outros competidores devem entrar na água “sem pressão, mas dispostos a dar muito trabalho aos demais competidores”, aponta.  Na sua opinião, todos têm capacidade de vencer essa etapa porque conhecem bem as ondas do Pontal.  “Esse evento vai ficar marcado na história de Baia Formosa, principalmente pra essa molecada”.

Além dessa seletiva, a próxima será realizada em setembro, no Peru, para definir o campeão sul-americano e as quatro vagas para o mundial. O líder do WCT (circuito profissional), Gabriel Medina, faturou o tão sonhado titulo da categoria Sub-20 ano passado, prova que de este circuito reúne os atletas mais promissores da nova geração de surfistas profissionais. Melhor ainda se sabemos que um potiguar é forte candidato ao título em 2014. E com certeza a torcida estará confiante de mais essa vitória na carreira de Ítalo Ferreira. 

Receba as notícias do Blog por email

Seguidores