terça-feira, 12 de agosto de 2014

Artes Visuais e Literatura são destaques em noite de gala no Palácio Potengi

imageEncontro de artistas com o publico, em momento de divulgação e comercialização da arte potiguar, é promovido pela Secretaria Extraordinária de Cultura do RN

Noite desta quarta-feira (13) na Pinacoteca Potiguar promete ser um grandioso acontecimento para os amantes das artes visuais.  Ocasião será marcada pela inauguração de quatro exposições de artes e lançamento de dois novos títulos da Coleção Cultura Potiguar de livros pela Secretaria Extraordinária de Cultura do RN. Vernissage tem início a partir das 19h, com entrada franca em cerimônia aberta ao público.

Pinacoteca Potiguar reúne a arte contemporânea dos traços cubistas de Jayr Peny, na exposição Definitivamente Jayr Peny: 30 Anos de Arte, com a sutileza e natureza viva do potiguar Aécio Augusto Emerenciano, que exibe 15 novas telas na exposição Aécio: Mar, Peixes, Flores e Cajus. Ocasião também será marcada pela abertura da exposição Altemir Freire: Pinturas, e a diversidade e criatividade dos vencedores e demais classificados no IV Salão Nordeste de Artes Visuais Chico Santeiro

Pinacoteca reserva ainda espaço para o lançamento dos livros Rio Grande do Norte Bonito por Natureza, do fotógrafo Giovanni Sérgio, em parceria com o poeta Mário Ivo, e o livro Poéticas de um Saber Brincar: O Fandango de Canguaretama, do Professor Doutor Ricardo Canella. Edições fazem parte da Coleção Cultura Potiguar/FJA.

Definitivamente Jayr Peny: 30 anos de Arte

Exposição é uma seleção de pinturas do artista potiguar Jayr Peny, com curadoria do professor e marchand Antônio Marques. Natalense, que vive em Portugal, é reconhecido pela crítica especializada como um dos artistas mais coerentes com a sua arte, considerado inclusive como um dos artistas mais criativos da sua geração.

Para esta exposição Jayr Peny traz obras que definem bem o seu estilo: a proposta cubista e o gosto pela utilização das figuras humanas. Considera-se um “figurativista remanescente”, realizando ao longo de sua carreira 44 exposições individuais nacionais e internacionais, em países como Brasil, Portugal, França e Estados Unidos da América.

Aécio: Mar, Peixes, Flores e Cajus

Um dos grandes nomes da arte primitivista do Rio Grande do Norte, Aécio Augusto Emerenciano ficou conhecido pela autoria do painel A Fruteira do Nordeste, o maior do estado com 200m quadrados, na Av. Salgado Filho em Natal. Nascido em Ceará-Mirim, o artista e advogado inspira-se nas belezas naturais da Praia de Muriú para elaborar suas obras.

Os 15 quadros que serão expostos expressam através do Mar, Peixes, Flores e Cajus a paixão de Aécio Emerenciano pela natureza viva, a curadoria é de Iaperi Araújo.

IV Salão Nordeste de Artes Visuais

O Salão idealizado pela Secretaria Extraordinária de Cultura do RN tem o objetivo de incentivar, reconhecer e divulgar os artistas visuais nordestinos, além de promover, inclusive, o intercâmbio dos artistas participantes e suas obras. Em sua quarta edição, o Salão segue revelando e consagrando nomes de nossa cultura.

O artista classificado em primeiro lugar na categoria pintura foi o seridoense de Currais Novos Francisco de Assis batista da Costa. Em escultura, o vencedor foi Iron Gracia Dantas, de Parelhas. Na categoria referente a objeto de arte popular, Geocifran Francisco de Assis Azevedo, de Jardim do Seridó, levou o primeiro lugar.

Ao todo, 30 obras nas categorias Pintura, Escultura e Objeto de Arte estarão em exibição. Curadoria é de Jomar Jackson.

Lançamento do Livro Poéticas de um Saber Brincar: O Fandango de Canguaretama

O livro escrito pelo Professor Doutor carioca Ricardo Canella é de grande importância para a compreensão de uma das manifestações culturais mais significativas do RN. A obra apresenta a voz do Fandango de Canguaretama. O Autor revele com propriedade e postura investigativa, a narrativa vivencial do grupo do Fandango, desde a realidade social à performance poética do grupo. Livro é o título de número 52 da Coleção cultura Potiguar/FJA.

Lançamento do Livro Rio Grande do Norte Bonito Por Natureza

O livro a união de fotografia e literatura, resultado da parceria do fotógrafo Giovanni Sérgio com o poeta Mário Ivo. Traz imagens das belezas naturais e principais pontos turísticos do Rio Grande do Norte com o olhar sutil e criativo do renomado fotógrafo. Cada imagem é acompanhada da poesia de Mário Ivo, que dá um toque especial à obra. Livro é o título de número 57 da Coleção Cultura Potiguar/FJA.

Serviço

Vernissage – Abertura de Exposições e Lançamentos de Livros
Data: 13/08 (Quarta-feira), 19h.
Local: Pinacoteca Potiguar.
Realização: SecultRN/FJA
Mais informações: 3232-5321 / 3232-5320 / 8137-2047

Seguidores