segunda-feira, 9 de junho de 2014

COPA CULTURA - PAULA GEÓRGIA ABRE MOSTRA FOTOGRÁFICA SER-TÃO SERIDÓ NESTA TERÇA, 10, NO TCP.

Exibindo 08.jpgSertão seridoense sob olhar atento de Paula Geórgia
Região do Seridó foi percorrida por fotógrafa, durante a realização do Rally RN 1500, que agora nos presenteia com exposição Ser-Tão Seridó, no TCP.
A fotógrafa Paula Geórgia Fernandes registrou cinco edições do Rally RN 1500, de 2009 a 2013, e selecionou os melhores cliques para a exposição Ser-Tão Seridó, cuja reedição será inaugurada nesta terça-feira, 10, às 20h, no Teatro de Cultura Popular. O evento, que integra a programação Copa Cultural, promovida pela SecultRN/FJA, é dedicado ao escritor Moacy Cirne (in memorian), autor do texto de apresentação da mostra. A produção é da Zoon Fotografia. 
São 13 imagens que revelam as faces pitorescas de uma das regiões mais emblemáticas do nosso Estado, e estão expostas em tamanho 60 x 40, disponíveis à venda. Os fotógrafos Marcelo Buainain e Nuno Rama auxiliaram a autora a selecionar o material, tendo o cuidado de se posicionar como espectadores que vislumbram o sertão pela primeira vez. “Pretendo mostrar o sentimento que o Seridó desperta nas pessoas”, explica Paula.   
No texto Sertão, luzes, sombras, Moacy Cirne brinca com as palavras e faz indagações, desvendando as intenções da fotógrafa. “Para que serve, pois, uma foto carregada de emoções sertanejas? Para que serve uma foto grávida de vida nordestina? Para que serve uma foto trabalhada com sombras e cores acinzentadas? Em Paula Geórgia Fernandes, como em outros, como em outras, serve para repensar o universo. Serve, basicamente, para iluminar a escuridão bíblica do mundo”.

O trabalho Ser-tão Seridó, foi selecionado para a Mostra de Portfólios no Festival de Fotografia, GuatePhoto 2012, Guatemala e em 2013, esteve em exposição individual na Pinacoteca Potiguar e no FestFotoPoa 2013/2014. Durante os percursos realizados com o Rally RN 1500, Paula ministrou workshops de fotografias, em parceria com os colegas Ricardo Junqueira e Arakén Alcântara.   
Cearense radicada em Natal há 15 anos, graduada em arquitetura e urbanismo pela UFRN em 2006, fotógrafa autodidata, membro da Rede Brasileira de Produtores Culturais em Fotografia no Brasil. Desde 2009, atua como produtora cultural no segmento de Fotografia. De suas participações em exposições coletivas, destacam-se as realizadas em Porto Alegre-RS, Olhar Estrangeiro, na Coletiva “Do Sul e do Norte- Olhares do Rio Grande (Brasil 2013);  em Natal-RN, a Expo-Contemporânea, uma visão contemporânea do RN (Brasil, 2012) e no Rio de Janeiro - RJ, “A transição – do Tradicional ao Contemporâneo”, FotoRio2013.

SERVIÇO:
Exposição Ser-Tão Seridó, de Paula Geórgia Fernandes. Vernissage: 10/06, às 20h, no Teatro de Cultura Popular. Visitação: até 22 de julho, das 9h às 17h, ou à noite quando tem programação no teatro. R. Jundiaí, 641, anexo à Fundação José Augusto. Tel.: (84) 3232-5307.   

Receba as notícias do Blog por email

Seguidores