A Semana Estadual do Meio Ambiente foi aberta hoje (05), no Parque das Dunas pela governadora Rosalba Ciarlini, que lançou uma programação voltada ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Até o dia 09 de junho, as entidades envolvidas promoverão diversas ações ecológicas visando a conscientização ambiental da sociedade potiguar. O evento de abertura teve a apresentação do coral Som das Águas, formado por funcionários da Caern, e da banda da Polícia Militar, que deu as boas vindas aos participantes.
Para comemorar o início da Semana, o Governo do Estado e a Caern lançaram o edital do Prêmio Caern de Fotografia, que tem como tema neste ano “Retratos das Águas”. Em parceria com o IDEMA, o Governo apresentou o DVD educacional “Ecossistemas do RN”, que serão distribuídos aos professores de todo o estado.
Para a governadora, a Semana do Meio Ambiente deve ser comemorada durante todas as semanas do ano: “É obrigação nossa zelar, cuidar e preservar a nossa natureza todos os dias. Se cada um fizer a sua parte, certamente teremos um RN mais limpo, mais verde e mais bonito”, enfatizou.
Rosalba também ressaltou que o meio ambiente está intimamente ligado à saúde da população e aproveitou para destacar as ações realizadas pelo Governo na área de saneamento: “É possível mudar essa pequena porcentagem de 32% de saneamento de Natal, e eu vou provar. A nossa luta começou há 2 anos; desenvolvemos projetos, conseguimos liberações de recursos e destravamos vários impedimentos. Eu garanto que Natal terá mais de 80% de sua área saneada, com esgotamento sanitário”.
Após a solenidade de abertura, Rosalba visitou as obras do Centro de Pesquisas e Estudos da Natureza/ Ecocentro, localizado ao lado do IBAMA. O prédio vai abrigar a sede administrativa do IDEMA e também as áreas de licenciamento, monitoramento e fiscalização do órgão. A obra ficou paralisada por 4 anos e foi retomada no inicio da gestão de Rosalba. Atualmente o Centro já está com cerca de 70% da obra concluída. A previsão é de que até o final de 2013 o novo espaço seja entregue pelo Governo Estadual. De acordo com Jamir Fernandes, a criação de um prédio próprio do Instituto vai gerar economia de R$ 400 mil aos cofres públicos, referentes a aluguel.
O evento teve a participação do secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Leonardo Rêgo, do diretor do IDEMA, Jamir Fernandes e do diretor da Caern, Yuri Tasso, além de alunos de escolas públicas e particulares.
Programação
Na quinta-feira (06), a partir das 9 horas, o Parque sediará um ciclo de palestras ambientais ministradas por representantes do IDEMA, Ministério Público e SEMARH, com temas voltados à política e gestão de Resíduos Sólidos. A partir das 15h, secretários de Estado e dirigentes participarão de uma aula-passeio no Rio Potengi a bordo do Barco Escola Chama-Maré.
Dando continuidade à programação da semana ambiental, na sexta-feira (07), a equipe do Parque das Dunas irá realizar um mutirão de limpeza em Mãe Luiza. No período da tarde, servidores da SEMARH embarcam no Barco Escola com destino ao conhecimento sobre a importância histórica, ambiental e econômica do Potengi.
O sábado (08) será marcado por mais uma edição do mutirão de limpeza do Rio Potengi, uma parceria de longa data entre FUNDEP e IDEMA que promovem a coleta de resíduos das margens e leito do Rio. A concentração será às 7 horas no Iate Clube do Natal.
O encerramento da Semana do Meio Ambiente, contará com a apresentação de duas atrações já consagradas em Natal. Pela manhã, a partir das 9 horas, o Parque das Dunas recebe o grupo Atores à Deriva, com o espetáculo “Flúvio e o Mar”. No período da tarde, a partir das 15 horas, será a vez dos garotos do projeto Ilha de Música subirem ao palco do anfiteatro Pau Brasil para fechar as atividades da semana.
Como novidade para 2013, o IDEMA traz o Cine Ambiental, que será um espaço destinado à exibição de filmes com temática ecológica e estará aberta durante toda a Semana do Meio Ambiente. A sala de audiovisual será instalada no Auditório do Parque das Dunas e contará com extensa programação. Por toda a semana também acontecerão exposições artísticas e ambientais e atrações culturais nos espaços do Bosque dos Namorados.