Na ultima sexta-feira (1°), a Prefeitura Municipal de Parelhas em parceria com o SEBRAE RN realizou o encerramento e a entrega de certificados para as vinte e uma concluintes do Curso de Manipulação de Alimentos. A iniciativa partiu da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte através da Sala do Empreendedor – Empreendedor Individual -, que aos poucos começa a ser instalada na Prefeitura.
A Monitora do curso foi Maria Marta Oliveira, que pontuou quais são os objetivos dessa capacitação e qual o publico alvo: “Nós visamos principalmente a manipulação segura de alimentos, através de uma metodologia que leva os consultores a apoiar as pequenas e média empresas. Essa parceria pretende melhorar os restaurantes locais e reforçar a capacidade turística no seridó”.
Além das dicas que melhoram a prática nas empresas, o SEBRAE também ensina as participantes sobre a legislação para pequenas empresas. Djanete da Silva foi uma das alunas do curso e aprovou a iniciativa: “A gente tem que estar sempre antenado para melhorar dentro da nossa empresa. Eu ajudo a minha mãe, que trabalha com isso há muito tempo. Conhecimento nunca é demais”.
Francisco Medeiros parabenizou as concluintes pela atitude de buscar esse aperfeiçoamento: “É muito importante para os donos de restaurantes locais participar de eventos e aproveitar estas oportunidades que vão trazer conhecimento para que eles incrementem seus negócios. Estão todas de parabéns”.
Prefeito e Secretários Participam de Reunião para Construção de Orçamento Participativo
Na manhã de sábado (2), o Prefeito Municipal de Parelhas, Professor Francisco Assis de Medeiros acompanhado de seus secretários, esteve no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Parelhas para uma reunião com os líderes das comunidades e associações rurais.
A reunião teve como objetivo a discussão de problemas, proposta de soluções e levantamento do que poderá ser incluído no orçamento para 2013. O Orçamento Participativo é uma prática que vem dando certo em Parelhas. Em 2012, vinte e uma comunidades rurais foram palco de reuniões, onde a população pode reivindicar seus direitos.
A metodologia das reuniões é simples. Cada Presidente de associação se reúne com os moradores da comunidade para escrever os pedidos dos que ali vivem, e em votação eles elegem uma prioridade, um problema que precisa ser resolvido e que pede mais pressa em sua resolução. Em reunião com os gestores, os Presidentes leem em público os pedidos que também são registrados em ata.
Boa parte das reivindicações feitas em 2012 já foram atendidas. Na reunião de sábado passado, dezessete representantes de associações compareceram e conversaram pessoalmente com o Prefeito e com os Secretários. Os principais pedidos envolvem iluminação, abastecimento de água e manutenção de estradas vicinais.
Rafaela Gomes