O Brasil
O Brasil passa por seu melhor momento econômico e social, pela primeira vez um Governo pauta as políticas sociais como elemento de fortalecimento de sua base econômica, o crescimento do mercado interno favorecido pelo fortalecimento do salário mínimo, aumento da renda das pessoas, rede de proteção social, universalização das ações das políticas básicas, garantiram para a sociedade brasileira uma mobilidade social entre as classes sociais nunca antes vista no nosso país. Mais de 20 (milhões) de brasileiros deixaram a linha da miséria, outros 25 (milhões) ascenderam da pobreza à classe média e somos um país a busca da erradicação da pobreza extrema.
O Acari
No nosso Acari, vimos crianças cujas famílias recebiam Fome Zero, depois com a migração dos programas em 2003 para o Bolsa Família, terem direito a três refeições diárias e conseguirem ir para a escola, cursarem seu ensino médio em um Instituto Federal IFRN, Currais Novos ou Caicó, escolas de excelente qualidade expandidas para o interior dos Estados pelo plano de expansão promovido pelo PT e depois adentrarem ao ensino superior em instituições federais, hoje com número de vagas duas vezes maior e com bem mais estrutura, ou em instituições privadas através do PROUNI. Alguns já passaram até as barreiras dos concursos públicos, que voltaram a ocorrer e convocar seus classificados, e hoje são trabalhadores ocupando cargos no Governo Federal e outras esferas públicas. O pequeno produtor rural, o pescador acessaram água por meio de cisternas com capacidade para mais de 8 (mil) litros, eletrificação rural, política de micro-crédito (PRONAF) etc., sem ter que bajular os políticos locais. Talvez estas ações firam o âmago de algumas pessoas desejosas de serem reconhecidas em sua comunidade como "pai ou mãe dos pobres", "benfeitor(a)", mas o caminho é construído a partir do caminhar e ele não para. Não ficaremos apenas nisto, nós que fazemos o PT de Acari tivemos intervenção na implantação de todas as políticas desenvolvidas pelo Governo Lula e Dilma em Acari, sempre pautando o interesse coletivo acima das minúcias partidárias, divergindo no momento que entendíamos necessário e coadunando e contribuindo no momento onde as opiniões convergiam.
A Política
Em 2004 participamos de uma coligação com o PMDB, continuada 2008 contribuindo na composição da chapa majoritária com a indicação do candidato a vice-prefeito em chapa encabeçada pelo PMDB. Na oportunidade somamos esforços apresentando nossa pauta nacional e suas interfaces com a realidade local. Não logramos êxito, mas o entendimento era de termos construído algo que nos levaria a persistirmos na estratégia. Não obstante a bela campanha de 2008 tivemos pelo meio do caminho a campanha de 2010 onde o PMDB local preferiu o apoio irrestrito ao DEM (partido que representa o símbolo do atraso político e civilizatório nacional, com defesa de políticas discriminatórias e colonizadoras etc., o maior opositor as mudanças hoje empreendidas por nós no âmbito nacional), ausência de apoio aberto a candidatura da companheira Dilma e a qualquer candidato do PT, mesmo o PT tendo apresentado candidatura ao Senado. Além deste fator tivemos o pedido de desfiliação daquele que representou o PT na chapa majoritária em 2008. Por outro lado todo o grupo político que administra Acari assumiu a candidatura da companheira Dilma a Presidente e do companheiro Hugo Manso para Senador, como também parte desse grupo pediu votos para nossa companheira Deputada Federal Fátima Bezerra. Neste sentido alguns laços administrativos e institucionais tornaram-se mais próximos, visto que o PT sempre participou da defesa da implementação das políticas desenvolvidas pelo Governo Federal em Acari.
A Nossa Decisão
Mesmo que o lapso de 2010 tenha ocorrido, com o PMDB local se furtando a apoiar a candidatura de Dilma, chegamos a 2012 com o debate interno aberto, todos os filiados de Acari tiveram tempo, espaço e voz para defender a estratégia que compreendia ser a melhor para o Partido e o Município em referência às eleições municipais de 2012. Foram apresentadas 3 (três) propostas: 1ª candidatura própria; 2ª reeditar a coligação de 2008 com o PMDB e 3ª coligação com o PR. Debruçada sobre as três propostas o Partido garantiu a seus membros o direito a ampla defesa de suas posições nos nossos espaços de deliberação, Executiva e Diretório, não sendo restringido em momento algum o direito a expressão. Ao final dos debates em outubro/2011 a decisão do Diretório Municipal de Acari foi a seguinte: O PT de Acari só comporá uma coligação majoritária caso seja garantido, por qualquer partido da base aliada, o mesmo espaço ocupado pelo Partido em 2008, a indicação do candidato a vice-prefeito e a implementação de políticas públicas defendidas e apresentadas pelo PT onde o candidato a vice representaria a concretização dessas políticas; Caso não ocorra acordo com os outros grupos políticos de Acari o PT lançará candidatura própria. O primeiro partido a ser procurado para abrirmos diálogo foi o PMDB, em virtude de termos composto coligação em 2008. A conversa ocorreu e em momento algum foi dada resposta positivas para os pleitos apresentados pelo Partido, mesmo tendo sido estabelecido prazo para retorno das negociações. Em seguida agendamos conversa com o PR, esse aceitou os nossos pleitos, ficando acordado que o PR indicará o candidato a prefeito e o PT indicará o candidato a vice-prefeito, como também o compromisso da implementação das politicas públicas defendidas pelo Partido. Com estas respostas advindas do PMDB e do PR, os membros do PT de Acari, em decisão aberta e democrática, decidiram por uma coligação com o PR, definindo o nome para compor a chapa majoritária na candidatura a vice-prefeito.
O Nosso Representante
Feito a escolha da estratégia do Partido, passamos a discutir o nome que irá compor a chapa majoritária. Por unanimidade dos filiados presentes a reunião do Diretório Municipal expandida aos demais filiados, o nome do companheiro Marcelo Manduca foi escolhido para representar o PT de Acari, como pré-candidato a vice-prefeito, na chapa com o PR. A decisão de escolha do companheiro Marcelo Manduca representa muito para o PT e para Acari; acariense de família humilde, cidadão nascido da luta social, conquistou seu espaço através dos estudos e da militância ativa pela conquista da cidadania plena, um jovem senhor com histórico de lutas sociais em Acari, vários municípios do Seridó e da Grande Natal. Tendo ocupado funções na área da Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes, Assistência Social, Saúde e Educação, na esfera pública, todas estas funções conquistadas por concursos públicos ou eleições, além de ser sindicalista, membro da direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN e voluntário em várias ações de desenvolvimento social no campo e na cidade, o companheiro representa o desejo de um Acari melhor com mais distribuição de renda e garantias sociais para todos. Um Acari onde as políticas básicas hoje bem avaliadas qualitativamente sejam mais potencializadas no futuro para não dar margem a retrocessos e aberto a novas práticas administrativas com mais participação social, passando a ser o norte de uma gestão pautada pelo desenvolvimento sócio-econômico-político-cultural-desportivo-sustentável. Ele representa a união pelo bem de Acari propiciadora de frutos para sua população, principalmente aquela inexistente nos livros de histórias e nas fotografias dos grandes casarões, aquela que só aparece enquanto estatística ou dados de análise sociológica. Esta é a visão que o nosso companheiro representará nas eleições municipais de 2012 e na gestão municipal com um papel ativo. Temos a consciência que nossa participação na gestão favorecerá a aproximação administrativa com o Governo Federal e ampliará a interlocução com o mandato da Deputada Fátima Bezerra. Este é nosso diferencial!
Saudações Petistas a todos os acarienses.
Acari, 03 de março de 2012.
COMISSÃO EXECUTIVA MUNICIPAL
Assessoria