A partir de agora, o Rio Grande do Norte passa a contar com um colaborador na atração de investimentos americanos, nas áreas de energias renováveis, turismo e outros setores econômicos. A Embaixada do Brasil, em Washington, Estados Unidos, vai intermediar os projetos que promovam o desenvolvimento do Estado, estimulando a ida de empreendedores dos EUA.
O compromisso foi firmado pelo embaixador Mauro Vieira, durante a recepção feita à governadora Rosalba Ciarlini e delegação potiguar, na residência oficial da representação do Brasil, nesta segunda-feira, 10. Reconhecendo o potencial do RN, Mauro Vieira disse que a Embaixada fará todo esforço para que o Estado possa receber boa parte dos 200 mil turistas americanos que viajam ao Brasil, por ano. “Conheço o litoral potiguar. De Pipa à Ponta do Mel, em Areia Branca”, revelou o embaixador, acrescentando que alem do turismo, o Estado tem perspectivas animadoras na geração de negócios em atividades como exploração de petróleo e energias eólica e solar.
“A governadora Rosalba Ciarlini entregou material de divulgacao turistica do RN ao embaixador e ministros que participaram do encontro.”Tenho certeza que missões empresariais brasileiras nos Estados Unidos despertarão grandes interesses especificamente no setor de turismo”, reafirmou o ministro, pouco depois de ter dito para a governadora que deu de presente a um dos filhos do ex-presidente Bill Clinton, uma peca do artesanato- um jogo americano- do Seridó.
Rosalba disse estar confiante que em tudo que for cooperação e exigir entrosamento dos Estados Unidos com o Estado, a Embaixada terá interesse em colaborar. “O embaixador entende que o Brasil mais forte passa pelos Estados e nisso o nosso RN leva vantagem pelo potencial econômico e social”.
A governadora também conversou sobre a transposição do Rio São Francisco que vai levar água para 12 milhões de nordestinos. O RN será beneficiado com o projeto através do Rio Piranhas/Açu e Apodi/Mossoró. Os americanos também conhecem a importância de uma obra de engenharia que acabou com o problema de abastecimento d’água para milhões de pessoas, com a transposição do Rio Colorado ate a Califórnia. “Se alguém falar com um agricultor californiano sobre essa obra, eles se ajoelha”, afirmou a ministra Gisela Pacovan, dimensionando o tamanho do beneficio.
Participaram da recepção, os ministros-conselheiros, Márcia Godeiro, Ricardo Monteiro, Paulo Pacheco e Philippe Gough, o secretario de Desenvolvimento Econômico, Benito Gama e a chefe do escritório de Representação do RN em Brasília, Adriana Motta.
O conselheiro Ricardo Monteiro acompanha a governadora nas audiências, nesta terca-feira, 12, com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bird) e com o Banco Mundial.
assessoria