sábado, 10 de setembro de 2011

Bembem Dantas - ONDE ESTÃO AS BANDAS DE MÚSICA SERIDOENSES?!

É incrível como vocês transparecem não conhecer nada do seridó, quando esquecem que essa região tem nas suas Bandas de Música, com certeza seu principal cartão postal de sua cultura. Talvez uma das regiões de maior musicalidade do país.Todas as cidades tem banda de música. Quase a metade são centenárias e algumas com mais de 150 anos. Como esquecer isso. Seria preconceito?! Deveríamos colocarmos a frente de nossas bandas, algumas dançarinas, seminuas, para sermos incluídos como cultura oficial e assim ser um ponto de destaque da nossa região, de Felinto Lucio Dantas, Tonheca Dantas, Urbano Medeiros, Jaime Brito, Marcio Dantas, Ubaldo Medeiros, Manoel Felipe Neri, Chiquito, Maestro Pinta, Ernandi Lucena, Marciano Ribeiro e tantos outros, inclusive de nossa contemporaneidade.desconhecem que só aqui na pequenina Cruzeta, existem quase uma centena de músicos formados, graduados ou graduandos? Surgem a cada dia novos compositores, arranjadores, regentes e instrumentistas de auto nível, inclusive ocupando espaços importantes no cenário musical potiguar  no país e até no exterior.

Desde 1856 que a banda Euterpe jardinense de Jardim do Seridó, ininterruptamente está presente aos festejos e mobilizações culturais daquele município e região, sendo também o mesmo seguido pelas outras... Muitas com CD gravados e até documentários apresentados a nível nacional, como é o caso da Filarmônica Felinto Lucio Dantas de acari.

Desculpe a necessária franqueza, mas essa gestão é prejudicial a nossa cultura. As bandas de música do seridó, nunca estiveram tão ativas e produzindo tanto! Trabalho diário,descobrindo talentos, formando músicos e cidadãos e levando ao povo, diversão e arte, resistindo frente o apagão cultural, que escurece a alma dessa nação. Acho que a proposta de turismo para nossa região está equivocada. Pois não somos uma região sem musica, quando é justamente o contrário. Quero dizer de boa musica. Será mesmo que turistas de verdade,( não o turismo sexual, predador e especulativo), não se sentiriam bem, ao serem recebidos com Bandas de Musica?! Lembro agora quando, o professor Cruzetense, Francisco Pereira, em incursão pelos states, se deparou com uma banda a tocar numa praça, obras do compositor Felinto Lucio. Ele ao delírio me comunica o fato e deveras emocionado, comentou: É indescritível minha alegria... Mas ele é um homem de cultura!

Portanto meus queridos, não parece ser seridoense de verdade quem está cuidando com tanto zelo dessa demanda, a qual em tudo falta-lhe a metade , já que lhe tiram sempre uma BANDA.

Por fim: A cidade de Carnaúba dos Dantas, popular e oficialmente batizada como a terra da musica, no Site do contato seridó nada é colocado sobre isto, apenas uma pequena referencia a Tonheca Dantas. Quando o maestro Felinto Lucio teve inclusive sua obra estudada e registrada por Radamés Gnatali, um dos maiores gênios da nossa musica de todos os tempos.

Não posso conceber esse erro histórico como preconceito, seria realmente terrível e vergonhoso, sem contar que se cria um clima paradoxal. Quando mostra-se o que temos de melhor , sendo esquecido um quadro especial de nossa identidade, sabe-se lá porquê “cargas d’água” ...Sei que podemos e deveremos corrigir esse equívoco!

foto:coretojs.blogspot.com

Seguidores