Promover a capacitação dos trabalhadores e o desenvolvimento do turismo brasileiro. Com esse objetivo, o deputado federal Fábio Faria (PMN/RN) apresentou o Projeto de Lei 7339/2010, que recebeu relatoria favorável na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP). A proposta do deputado potiguar estabelece que o Fundo Geral do Turismo (Fungetur) financie a formação e a capacitação de profissionais.
Segundo Fábio Faria, o desenvolvimento do turismo não depende apenas da disponibilidade de infraestrutura, mas também de um serviço de alta qualidade, capaz de cativar os turistas e atrair novos visitantes, mesmo quando as instalações são simples. “A boa qualidade do serviço é essencial para que se promova a mais eficiente forma de divulgação das atrações turísticas”, argumenta o parlamentar.
Em seu relatório, a deputada Sandra Rosado (PSB/RN) ressaltou a importância da capacitação de profissionais do setor turístico no Brasil, principalmente com a proximidade do Mundial de Futebol e das Olimpíadas. “De fato, são conhecidos e indiscutíveis os efeitos positivos do investimento em formação e qualificação de trabalhadores para a área de turismo, especialmente neste momento em que se avizinha a realização de grandes eventos desportivos no País”, salientou a deputada no documento.
A medida deve favorecer o desenvolvimento do turismo em todos os estados brasileiros, especialmente nos litorâneos, onde a atividade é mais forte. “Em breve, teremos eventos internacionais de grande relevância para a economia brasileira, e é fundamental que os nossos serviços sejam qualificados”, enfatiza Fábio Faria.
O relatório deve ser votado na CTASP. Depois, a proposta, que tramita em caráter conclusivo, segue para análise das Comissões de Turismo e Desporto; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados. Assessoria