terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Ministra da Cultura se entusiasma com projetos do RN


"Tenho xodó por banda de música". A revelação foi feita pela ministra da Cultura, Ana de Holanda, ao elogiar o projeto de Cultura Popular apresentado pela governadora Rosalba Ciarlini e pela secretária Extraordinária da Cultura, Isaura Rosado, nesta terça-feira, 22, em Brasília. 
O projeto conterá diversas expressões da cultura potiguar, como dança, poesia, música e literatura, artes visuais e cênicas, além de mostras e seminários envolvendo a academia. "A ministra foi muito receptiva aos nossos pleitos", adiantou a governadora Rosalba Ciarlini, que foi apresentada pelo ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho, como a grande construtora da cultura mossoroense. Rosalba falou do Teatro  Municipal Dix-huit Rosado, um dos mais modernos do Nordeste construído quando ela era prefeita; dos eventos Auto da Liberdade e Chuva de Bala no País de Mossoró, que levaram diretores de expressão nacional como Gabriel Vilela, Bicudo e Antonio Abujamra, além de outros incentivos à cultura.
Na primeira visita como governadora, Rosalba disse querer apoio do Ministério para os novos projetos e manutenção dos já firmados. A ministra Ana de Holanda afirmou que irá acompanhar todos os projetos de perto, acatando pedido da governadora para que ela ajude ao Estado a captar recursos junto à Petrobras.
A governadora pediu, ainda, que o Ministério reveja os nove projetos que foram cancelados pela Fundação José Augusto (FJA) no governo anterior, entre eles, Agentes de Leitura, para a contratação de 500 alunos do ensino médio que estimulariam a leitura de pessoas inscritas no Bolsa Família. O Governo do Estado, que já havia feito a contrapartida, devolveu mais de R$ 3 milhões. Outro projeto nas mesmas condições é o Carreta Palco, que recebeu, inclusive, emenda da deputada Fátima Bezerra.
A ministra se surpreendeu ao saber que o Governo do RN devolveu dinheiro, reconhecendo as dificuldades para se conseguir liberação desse porte, e se comprometeu a analisar os projetos. Só de emendas para a cultura potiguar existem alocados no Orçamento Geral da União (OGU) R$ 7,2 milhões. Emendas de autoria da então senadora Rosalba Ciarlini e dos deputados Sandra Rosado e Rogério Marinho. Haverá um esforço para que esses recursos sejam liberados. A Secretária Extraordinária para Assuntos da Cultura, Isaura Rosado, também vai recorrer à Lei Rouanet de incentivo à cultura, através da renuncia fiscal. 
A comitiva potiguar foi unânime no apoio pedido pela secretária para a Coleção Mossoroense Vingt-un Rosado, uma das maiores do país e a única especializada nos estudos da seca e semiárido. Também participaram da audiência, a vice-prefeita de Mossoró, Ruth Ciarlini, e a coordenadora da bancada federal, deputada Sandra Rosado.Assessoria

Seguidores