sábado, 12 de fevereiro de 2011

Governadora lança programa de distribuição de sementes

Sementes11 Como município que tem o maior número de comunidades rurais (132), Mossoró foi escolhido para o lançamento do programa de sementes do governo do Estado. A solenidade foi presidida pela governadora Rosalba Ciarlini, no Centro de Comercialização de Animais Armando Buá e marcou a parceria com a Prefeitura Municipal, através do programa Semear, considerado um dos maiores em corte de terra no Rio Grande do Norte.
    O Programa Banco de Sementes do Governo do Estado vai beneficiar mais de 30 mil produtores rurais e o Semear atenderá cerca de 5 mil famílias de comunidades e assentamentos rurais. Serão distribuídas 120 toneladas de sementes de feijão, 120 de milho e 98 toneladas de grãos de sorgo. Este ano, o programa contará com inovações como implantação de uma área para plantio de girassol.
    Para o secretário de Agricultura, Betinho Rosado, a presença e determinação da governadora em priorizar o programa é a mais clara demonstração da valorização de Rosalba aos agricultores. O pagamento do seguro-safra e do programa do leite foram citados também como referência  a atenção que o governo dá aos produtores."O programa do leite já está regularizado com as usinas e vai haver entendimento com os produtores", afirma Betinho, relembrando a dívida de  R$ 10 milhões deixada pelo governo passado.
    Já a prefeita Fafá Rosado  disse que a ação do governo traduz reconhecimento ao potencial de Mossoró. "No passado a quantidade era reduzida e também havia atraso", se queixou, reafirmando a parceria entre ela e a governadora pelo desenvolvimento de Mossoró e do Estado. A governadora também recordou que o governo negava apoio ao município, considerando que a solenidade que levou centenas de agricultores ao mercado do Bode, tem como simbologia a afinidade entre os governos estadual e municipal e valorização ao agricultor.
    Rosalba declarou que diante dos prognósticos de bom período de chuvas, não ia permitir atraso na distribuição de sementes. "Não será por falta de sementes que o agricultor enfrentará mais dificuldades", destacou, ressaltando o empenho do governo em superar  a burocracia e dificuldades financeira para garantir apoio ao campo.
    Participaram da solenidade, a vice-prefeita Ruth Ciarlini, deputado Leonardo Nogueira, secretário da Reforma Agrária, Gilberto Jales, prefeitos da região, vereadores,  representantes dos trabalhadores,  técnicos e famílias da zona rural.
Assessoria

Seguidores