o ranking pretende medir a atividade cientifica na internet
O IFRN está em terceiro lugar entre os institutos federais do Brasil no ranking de instituições de ensino superior com maior visibilidade na internet; ficando atrás apenas do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) e do IFF (Instituto Federal Fluminense).
O ranking foi divulgado pelo Webometrics Ranking Mundial de Universidade, uma iniciativa do Laboratório de Cybermetrics, que é um grupo de pesquisa pertencente ao Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), o maior corpo de investigação públicos na Espanha, ligado ao Ministério da Educação.
O Laboratório de Cybermetrics é dedicado à análise quantitativa da internet e conteúdo da web, especialmente aqueles relacionados aos processos de geração e comunicação acadêmica de conhecimento científico. O Laboratório de Cybermetrics usou métodos quantitativos para conceber e aplicar indicadores que permitem medir a atividade científica na web.
Desde 2004, o Webometrics Ranking publica, duas vezes por ano, o ranking de instituições de ensino superior em todo o mundo que possuem maior presença na web. O objetivo é promover a publicação na internet e apoiar iniciativas de acesso aberto à publicações cientificas e material acadêmico.
A pesquisa para a realização do ranking abrange não só a publicação de periódicos eletrônicos, mas também a participação de professores e pesquisadores da instituição em atividades acadêmicas registradas pela web. A lista não se baseia em números de visitas ou páginas do projeto e sim no desempenho global e na visibilidade das instituições. Fonte: IFRN