Mulheres de todo o Rio Grande do Norte estiveram reunidas na manhã desta terça-feira (23) na II Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres (CMPM), no Hotel PraiaMar, em Ponta Negra. O evento contou com a participação da governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, e foi promovido pela Prefeitura Municipal do Natal através da Secretaria da Mulher (Semul) – órgão integrante da Secretaria de Estado de Justiça e da Cidadania (Sejuc) – e parceria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM).
A Conferência tem como tema a consolidação do I Plano Municipal de Políticas para as Mulheres e propõe a revisão, avaliação e consolidação das propostas aprovadas na I Conferência de Políticas para Mulheres em Natal. O evento marca também os cinco anos da Lei Maria da Penha, que tipifica e define a violência doméstica e familiar contra a mulher.
A governadora Rosalba Ciarlini enfatizou a importância das Conferências Municipais porque é a partir delas, que acontecem em todos os municípios do RN, serão escolhidos delegados para a Conferência Estadual e, por fim, a nacional. “É muito interessante conhecer as reivindicações e demandas das mulheres, que conhecem melhor do que ninguém a realidade de uma família, do bairro, de uma cidade. É a partir de eventos como esse que o Governo Federal demanda políticas públicas associadas aos estados para melhor atender as questões das mulheres”, disse.
Participaram também do evento a representante da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SPM), Mariana Mazzini; a prefeita do Natal, Micarla de Sousa; a secretária Municipal da Mulher, Rosy de Sousa; e Walter Fonseca, secretário Municipal de Educação.
Assessoria