quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Ciclo de Palestras proporciona iniciativas tecnológicas no setor cerâmico do RN

imageO Sindicato da Indústria Cerâmica do Rio Grande do Norte (SINDICER/RN) e o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) no âmbito do projeto EELA comemoram o sucesso do lll Ciclo de Palestras e Mostra Técnica de Fornos Eficientes realizado nesta terça-feira, 10 de novembro.

As palestras aconteceram na Cerâmica Itajá com os ministrantes Vargas Soliz Pessoa, presidente do sindicato; Antônio Carlos Pimenta, consultor da Associação Nacional da Indústria Cerâmica (ANICER); do engenheiro Joaquim Augusto Rodrigues coordenador do projeto de Eficiência Energética na Indústria de Cerâmica Vermelha da América Latina (EELA) e também consultor do Instituto Nacional de Tecnologia (INT); do gerente do Banco do Nordeste Brasileiro(BNB) da unidade de Assú Valderi Dantas; e Edilton Cavalcanti gestor de projetos na Construção Civil e Cerâmica Vermelha do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/RN).

Após as palestras os participantes fizeram visitas técnicas a três fábricas de cerâmicas dos municípios seridoenses do estado, conhecendo o processo de produção de cada fábrica e os diferencias dos fornos metálicos móveis como o CEDAN, o ROGEFRAN e o forno RAÇA. A primeira visita ocorreu na fábrica da Cerâmica Itajá, empresa do presidente do SINDICER Vargas Soliz; em seguida a Cerâmica Pataxó e por último a Cerâmica Portal do Vale.

“O ciclo de palestras proporcionou a troca de experiências e novos conhecimentos acerca das inovações do setor. Com as visitas técnicas podemos encontrar em outras cerâmicas produtos que ainda não utilizamos e podemos acrescentar em nossas fábricas”; disse João Wallace da Silva, ceramista e empresário da Cerâmica Portal do Vale.

Para Joaquim Augusto, do Instituto Nacional de Tecnologia e Coordenador do projeto EELA, as ações do sindicato proporcionam as empresas associadas o crescimento através do uso de novas tecnologias: “Eventos como esse promovido pelo ELLA, em parceria com o SINDICER e o SEBRAE são de grande importância para a difusão de alternativas tecnológicas para a melhoria do setor no estado. Estão de parabéns todos os envolvidos, instituição, fabricantes e ceramistas”, disse.

O evento contou com a participação de 70 pessoas incluindo empresários, fornecedores, parceiros e ceramistas do Rio Grande do Norte e de outros estados como o Ceará e a Paraíba.

Por Evelin Monteiro

Assessoria de Comunicação- SINDICER/RN

Seguidores