quarta-feira, 25 de novembro de 2015

12ª edição do Troféu Cultura acontece esta quinta-feira na Fiern

imageEvento idealizado pelo jornalista Toinho Silveira receberá atores globais e premiará 14 categorias da cultura potiguar

São 12 anos de estrada do Troféu Cultura com mais uma página escrita nesta quinta-feira (26). Atores globais, pré-lançamento de filme, apresentação dos 30 anos do Festival de Cinema e Vídeo de Natal e muito mais estarão no palco do auditório da Federação das Indústrias do RN (Fiern), a partir das 19h.

Durante a cerimônia serão entregues 14 troféus – que este ano leva o nome da escritora e imortal Anna Maria Cascudo – a diferentes manifestações da cultura potiguar, nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Dança, Fotografia, Literatura e Música, Produção Cultural, além do Artista do Ano.

“Será uma noite de confraternização dos que fazem a cultura do Estado. Não há intenção de premiar o melhor. Queremos apenas mostrar que a cultura pode e deve ser reverenciada, e tudo isso num clima de acolhimento, festa e algumas surpresas”, destaca o idealizador do evento, o jornalista Toinho Silveira.

Instituições voltadas à arte e à educação, municípios e gestores, artistas, empresários e jornalistas que prestaram serviços à cultura potiguar, também serão agraciados com o Prêmio Educação Professora Noilde Ramalho, o Prêmio Cidade, e a Medalha ao Mérito Djalma Marinho.

Também durante a festa será apresentada a 30ª edição do FestNatal 2016, com presença de atores globais, como Othon Bastos. Todos serão homenageados durante a apresentação do evento. No telão serão exibidos depoimentos sobre o Festival, de Luana Piovanni, Silvio Coutinho, Léa Garcia, Roberto Bomtempo e outros.

Em outro momento especial da noite, o cineasta Edson Soares promoverá o pré-lançamento do filme ‘Nova Amsterdã’, que conta a história da invasão holandesa no RN. O filme mesclou no elenco atores renomados, como Paulo César Peréio, com atores e atrizes locais, como Nara Kelly e Thalita Kumme.

Além de Peréio, que fará o papel do dono do Ferreiro Torto, o elenco conta com Roney Villela (Tropa de Elite); Anselmo Vasconcelos; Leonardo Miggiorin; Cristina Prochaska; Joanna Fomm; e Marcélia Cartaxo. Toda a equipe técnica é formada por profissionais locais.

‘Nova Amsterdã’ é apenas o terceiro longa-metragem de ficção produzido na história do cinema potiguar. Os outros dois – Jesuíno Brilhante (direção de Willian Cobbet, 1972) e Boi de Prata (Augusto Ribeira Jr, 1980) – datam de mais de 30 anos. Em janeiro, o filme terá lançamento nacional.

VOTAÇÃO

Este ano, o Troféu Cultura aprimorou o sistema de votação permitindo apenas um voto por IP. Ainda assim foram contabilizados 11.342 votos, distribuídos entre os cinco indicados em cada uma das 14 categorias da premiação. A votação esteve hospedada no portal de cultura Substantivo Plural http://www.substantivoplural.com.br/.

Receba as notícias do Blog por email

Seguidores