segunda-feira, 29 de julho de 2013

Mandato Itinerante vai ao Guarapes para discutir problemas da população

image Uma ação de cidadania movimentou os Guarapes, na Zona Oeste de Natal, neste final de semana. O projeto Mandato Itinerante, realizado pela deputada estadual Márcia Maia (PSB) há vários anos, reuniu líderes comunitários e moradores da localidade para discutir os diversos problemas da região.
A deputada havia distribuído dias antes uma caixa de sugestões em padarias, mercados e outros estabelecimentos comerciais para recolher opiniões de parte dos moradores. Segurança, saúde, drenagem e pavimentação, além de segurança estiveram entre os principais pleitos. No sábado, Márcia conduziu junto aos moradores um encontro para debater sobre as ações emergenciais em favor da solução dos problemas apontados pela enquete no bairro.

Recebida com carinho por donas de casa, comerciantes, líderes comunitários e até mesmo crianças, Márcia abriu as atividades do projeto destacando a importância da proximidade do parlamentar com a população e afirma que o Mandato Itinerante tem por objetivo levar a voz das pessoas ao plenário do Legislativo. Enquanto isso, as crianças que acompanharam mães e pais receberam orientações de profissionais sobre saúde bucal e aplicação de flúor.
“O Legislativo, nada mais é, do que um colegiado de pessoas que representam pessoas. Para isto acontecer de forma legítima, não podemos ficar um instante sequer sem contato com o povo ou ficaremos ilhados da realidade do dia a dia de quem assumimos o compromisso de representar”, destacou a parlamentar.
Representante do MLB (Movimento de Luta dos Bairros, Vilas e Favelas), Marcos Antônio Ribeiro, destacou a necessidade da melhoria da qualidade de vida com ações estruturantes, além de Lazer e Educação. “Tem escolas municipais que servem de espaço para o funcionamento de escolas Estaduais. Não há prioridade com a educação. Lazer também precisa ser oferecido, porque isso significa saúde”, apontou.
Morador de várias décadas no bairro, Francisco das Chagas de Oliveira destacou a necessidade da pavimentação do Alto dos Guarapes. “Os buracos provocam acidentes, dá defeito nos carros e facilita assaltos”, reclamou. Paulo César da Silva, também residente do bairro, questionou a paralisação das obras de ligação entre o Planalto e o Guarapes. “É preciso retomar as obras. As coisas estão paradas e quem sofre somos nós”, reforços.
A instalação de academias para a Terceira Idade, creches, melhoria nos serviços de Saúde, normalização da distribuição de leite do Programa do Leite estão entre outros pedidos feitos pelos moradores da comunidade. Ao final do encontro, foi formada uma comissão com representantes do bairro para acompanhar a parlamentar nas audiências com secretários e autoridades responsáveis para resolver os problemas indicados no encontro.
“Nunca quisemos inventar a roda. Exercemos aqui nossa função institucional. A presença e participação de todos vocês nesse nosso projeto é fundamental para que nosso mandato possa mais do que representar, possa atuar em favor dos anseios de vocês, cidadãos”, encerrou.






Seguidores