quinta-feira, 18 de julho de 2013

Várzea do Açu é tema de livro a ser lançado dia 25 de julho no Cine Teatro Pedro Amorim em Assu

image Com produção da Fundação Félix Rodrigues/Ponto de Cultura Casarão de Ofícios, será lançado em Assu, no Cine Teatro Pedro Amorim, o livro O Mundo Varzeano de Manoel Rodrigues de Melo, de autoria da professora Maria da Salete Queiroz da Cunha com fotografias de João Vital Evangelista Souto.
Com apoio da Lei Câmara Cascudo e patrocínio da Petrobras, o livro retrata paisagens, tipos e costumes do Vale do Açu registrados na obra do escritor varzeano e que foram objeto de estudo da professora em sua dissertação de mestrado, aprovada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em 2001. Complementa o texto a fotografia de João Vital Evangelista Souto. Sua experiência na área de meio ambiente, especialmente focada no bioma caatinga, característico do nordeste brasileiro, foi decisiva para a perfeita integração de texto e imagem que caracteriza o livro.
O lançamento será realizado a partir das 10 horas do dia 25 de julho e conta com apoio da Prefeitura Municipal de Assu. Consta também da programação uma exposição fotográfica sobre o tema, organizada pela Fundação Félix Rodrigues. A instituição, que compõe a Rede Nacional de Pontos de Cultura, mantém em sua sede na cidade de Pendências o Espaço Cultural Manoel Rodrigues de Melo, que desenvolve um trabalho de valorização e preservação da história da região.
O evento integra as comemorações de aniversário do escritor, que nasceu em 7 de julho de 1907, na localidade Ilha de São Francisco, no município de Pendências. Destacam-se, entre os livros de sua autoria, Várzea do Açu, Cavalo de Pau, Patriarcas e Carreiros, Terras de Camundá e Dicionário da Imprensa do Rio Grande do Norte. Além de ter exercido por vários anos a Presidência da Academia Norte-rio-grandense de Letras, Manoel Rodrigues recebeu da UFRN em 1995 o título de Doutor Honoris Causa, em reconhecimento à sua obra.
Além de Natal e Assu, Macau e Pendências estão incluídas na programação. Em Macau, o lançamento será realizado dia 8 de agosto, no Porto de Ama – Centro Petrobras de Cultura, e em Pendências, dia 22 de agosto, na sede da Fundação Félix.
Rodrigues/Ponto de Cultura Casarão de Ofícios.




Seguidores