Alunos da Universidade Federal do RN, através do Ceres/Caicó estão à frente de um projeto de revitalização do Poço de Sant’Ana e a criação do Parque da Cidade. Para o projeto foi firmada uma parceria com a Prefeitura de Caicó, que disponibilizou bolsistas para auxiliarem no projeto. De acordo com o professor Renato Rocha, a idéia surgiu do esquecimento ao longo dos anos enfrentado pelo Poço de Sant’Ana, localizado na Ilha.
“O Poço, além de ter ficado afastado do projeto da Ilha, atualmente está sendo motivo de descaso e de esquecimento. Esse poço é dentro do rio, uma área de preservação permanente, por isso a idéia de se plantar arvores que suportem a cheia do rio, e não usar nada que não possa ser retirado no momento que chova”, explicou. Já o Parque da Cidade, a idéia é que seja construído do outro lado, próximo a entrada da Ilha. “Seria um pequeno parque onde colocaríamos grama, árvores nativas e mais um espaço verde”.
Para envolver toda a população caicoense, nesta fase inicial do projeto serão colhidas cerca de 10 mil assinaturas através de abaixo-assinados, para facilitar na concessão das licenças ambientais junto ao IDEMA, necessárias para a revitalização e construção do Parque. “Ajudaria muito ao IDEMA saber que 10 ou 20 mil pessoas de uma cidade estão apoiando essa iniciativa”, destaca o professor Renato.
No processo de revitalização do Poço o primeiro passo seria delimitar a área onde está localizado. Depois, de acordo com Renato Rocha seriam colocadas cercas não-fixas, que seriam removidas em época de chuva, além do plantio da vegetação nativa na margem do Poço, com Oiticica, Carnaúba, Mufumbo e Umari, que protegeriam as barreiras e dariam outra vida ao Poço. “Já temos mudas de Mufumbu, para que volte a idéia da lenda da cidade que o vaqueiro que estava perdido no Mufumbal. Quando o rio passar, essa vegetação não seria destruída”, finalizou.