Vinte e uma instituições em cinco municípios e sete escolas estaduais sediadas na Grande Natal serão beneficiadas com a construção da Rede Metrópole Digital, uma Rede Metropolitana sem Fio, que prevê a instalação de 50 Telecentros e 60 pontos de acesso gratuito à Internet em municípios da Região Metropolitana de Natal.
Essa Rede sem Fio está sendo implantada pelo Instituto Metrópole Digital (IMD) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e tem o objetivo de dar suporte às atividades do Instituto e promover ações de inclusão digital junto à população do Estado. O suporte às atividades do Instituto inclui o atendimento aos alunos dos cursos oferecidos pelo IMD em horários de aula, através dos Telecentros.
Nos horários alternativos, os Telecentros irão atender à população e possibilitar a oferta de treinamentos e cursos de interesse geral, que venham a ser disponibilizados. Dessa forma, através dos pontos de acesso à Internet, afirmou o coordenador da Fase 2 do Metrópole Digital, Sergio Vianna Fialho, o projeto se propõe a contribuir para a inclusão digital da população.
O projeto da Rede Metrópole Digital recebeu R$ 3.974.898,05 do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) para instalação da infraestrutura de rede e compra de kits compostos de 11 computadores, mesas e cadeiras, equipamentos de rede para interligar esses computadores, estabilizadores, nobreaks, televisão e ar condicionado.
Esses kits se destinam à implantação dos Telecentros e estão sendo repassados para as prefeituras, que se responsabilizam pelas instalações físicas adequadas, além de disponibilizar um funcionário para acompanhar as atividades dos Telecentros.
Iniciada em junho de 2011, a Rede Metrópole Digital está concluindo a instalação de Telecentros e pontos de internet nos municípios de Parnamirim, Extremoz, São Gonçalo do Amarante, Vera Cruz e Monte Alegre.
Nas escolas estaduais Edgar Barbosa, Felizardo Moura e Berilo Wanderley, em Natal, o Governo do Estado, através da Secretaria de Educação, já concluiu a reforma dos espaços onde foram instalados os Telecentros. Ainda em fase de reforma, com previsão de conclusão em breve, estão as escolas 15 de outubro, Mirian Coeli, Floriano Cavalcanti e CENEP.
A UFRN deverá cancelar os convênios assinados com as prefeituras de Natal e São José de Mipibú por não terem cumprido sua parte na implantação do projeto, que era executar a adequação das salas selecionadas para receber os equipamentos dos Telecentros.
“A Prefeitura de Natal ultimamente sequer atende às ligações da Universidade para informar sobre o estado destas obras de adequação”, informou Sérgio Fialho.
Segundo Fialho, os municípios de Macaíba, Ceará-Mirim e Nísia Floresta, que também fazem parte da Região Metropolitana de Natal, não chegaram a celebrar os convênios de cooperação com a UFRN e perderam a chance de participar do projeto neste momento, pelo não cumprimento dos prazos concedidos pela UFRN.
“Os equipamentos previstos para esses municípios deverão ser relocados para outros Telecentros”, acrescentou Sergio Fialho.