segunda-feira, 14 de maio de 2012

Jardim do Seridó: Secretaria de Saúde intensifica trabalho de calazar

Secretaria de Saúde intensifica trabalho de calazar em Jardim do Seridó

image A Secretaria Municipal de Saúde de Jardim do Seridó está intensificando o trabalho de combate ao Calazar na cidade. Próximo mês vai ser iniciado a coleta de sangue dos cães para o levantamento de animais infectados com a referida doença. Ano passado foi constatados 11 cães infectados, mas já foram sacrificados.

“Estamos trabalhando intensamente para que possamos combater o calazar em Jardim do Seridó. Desde o ano passado que estamos fazendo coletas nos animais e levanto ao laboratório para detectar a doença e sacrificar os animais para que a doença possa ser eliminada”, disse Francisco das Chagas, coordenador de endemias.

A leishmaniose é uma doença crônica, de manifestação cutânea ou visceral, causada por protozoários flagelados do gênero Leishmania, da família dos Trypanosomatidae. O calazar e a úlcera de Bauru são formas da doença. É uma zoonose comum ao cão e ao homem. É transmitida ao homem pela picada de mosquitos flebotomíneos, que compreendem o gênero Lutzomyia (chamados de "mosquito palha" ou birigui) e Phlebotomus.

 

Jardim do Seridó realiza Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual

image Ocorreu na manhã desta segunda-feira (14) na cidade de Jardim do Seridó, a abertura da Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual da Criança e Adolescentes. Os trabalhos foram iniciados com uma caminhada que partiu do Posto Laís com destino ao Clube de Idosos São Judas Tadeu. Alunos das escolas jardinenses, idosos, secretários municipais e representantes de todas as entidades parceiras marcaram presença no evento.

A Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) em parceria com o CREAS, CRAS, PETI, CMDCA, APAE, PROERD, NUCA, Poder Judiciário, Segurança Pública, Conselho Tutelar, Clube de Idosos, Conselho de Assistência Social, Centro de Reabilitação, Rádio Cabugi do Seridó, Agentes de Saúde, Projeto Cultura de Paz, Escolas, Igrejas, Pastoral, Câmara Municipal de Vereadores e Sindicatos, preparou uma vasta programação que se estenderá até o próximo dia 18 de maio.

Amanhã dia 15, acontecerão palestras e mesas redondas nas seguintes instituições de ensino: Escola Imaculada Conceição, Antonio de Azevedo, Creche Clenita Dantas e Escola Professora Zélia Costa. Ao longo da semana ocorrerão nas outras escolas. O encerramento da programação será no dia 18 de maio. Pela manhã, será realizada uma blitz com adesivagem e panfletagem com a presença da Polícia Rodoviária Federal, Conselho Tutelar, CMDCA, CRAS E CREAS. Já à tarde acontecerá o encerramento com o lançamento do Jornal do CREAS na sede do programa.

18 de Maio

No dia 18 de maio, em 1973, uma menina capixaba de Vitória/ES, foi sequestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada numa orgia imensurável. O movimento em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, após uma forte mobilização, conquistou a aprovação da Lei federal 9.970/2000 que institui o dia 18 de maio como o dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento pelos direitos de crianças e adolescentes e na luta pelo fim da violência sexual.

Seguidores