quarta-feira, 16 de maio de 2012

Faern se reúne com direção do Ministério da Agricultura e Conab e pede medidas para o combate à seca

image Nesta segunda-feira (14), o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern), José Álvares Vieira, participou de reunião na sede da superintendência do Ministério da Agricultura, em Natal, onde discutiu os efeitos da seca no estado e as possíveis soluções para o problema. Também estiveram reunidos com José Vieira os representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab/RN), e com os deputados Walter Alves e Henrique Eduardo Alves.
Vieira pediu que a Conab agiliza-se a abertura do armazém localizado na cidade de Umarizal e aumentasse a quantidade de insumos disponibilizados para os produtores rurais do estado. “Fico feliz e agradeço a vinda das 17 toneladas de insumos para o Rio Grande do Norte, que servirão para atender a demanda de alimentação dos rebanhos das microrregiões de Natal, Caicó, Assú, Mossoró e Currais Novos. Mas, volto a pedir a abertura do armazém de Umarizal, que ajudará e muito aquela região. Outro pedido é com relação à ampliação da cota do RN. Que passaria das 22 toneladas para 30. Somente assim poderemos atender a maioria dos produtores afetados pela seca”, ressaltou o presidente da Federação da Agricultura.
O presidente da Faern e os deputados Walter Alves e Henrique Alves também pediram à direção da Conab/RN que a Instituição comercializar-se o farelo de soja e de milho para os pequenos produtores e diminuísse o preço cobrado pelos insumos. “Tudo isso ajudará os nossos agropecuaristas nesse momento de crise. A Faern propõe que o preço do milho comercializado nos balcões da Conab saia da casa dos 33 reais para os pequenos e médios produtores e chegue aos 21 reais. E para o agricultor familiar ele vá aos 18 reais”, explicou José Vieira.

Federação da Agricultura distribui 10 mil doses de vacinas contra febre aftosa

Nesta terça-feira (15), a Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern), começou a distribuir para os sindicatos de produtores rurais do estado 10 mil doses de vacinas contra a febre aftosa. A medida servirá para ajudar os pequenos produtores no combate ao problema.

De acordo com o presidente da Faern, José Álvares Vieira, a iniciativa parte da preocupação da entidade com a problemática da febre aftosa e também com a seca no interior potiguar, que prejudica as finanças dos pequenos produtores. “Como em outros anos, acredito que com esse gesto estamos ajudando os nossos produtores. Com as doses da vacina, esses criadores estarão com os seus rebanhos mais protegidos. E com essa seca, que agrava tudo, acredito que servirá de ajuda”, explicou Vieira.

Para maiores esclarecimentos sobre essas vacinas o pequeno produtor deverá entrar em contato com o sindicato rural de sua cidade. “Assim ele terá todas as informações e poderá adquirir o remédio”, resumiu José Vieira.

Seguidores