domingo, 20 de maio de 2012

Em coletiva de imprensa, entidades rurais pedem melhorias ao Governo estadual

image Barreiras impostas pelo estado de Pernambuco e um rebanho ilhado. Declínio do Programa do Leite. Seca dizimando animais e acabando com a economia de pequenas cidades. Estes e outros temas foram apresentados para a imprensa potiguar na tarde de sexta-feira (18), pelas principais entidades agropecuárias do Rio Grande do Norte, em coletiva na sede da Federação da Agricultura.

O evento, promovido pela Anorc, Ancoc, Sinproleite e Faern, pretendeu alertar a opinião pública sobre os males da seca no interior e o problema da febre aftosa (com as barreiras levantadas por Pernambuco com relação aos produtos animais do RN). Também serviu para cobrar um melhor posicionamento da administração estadual sobre o preço pago aos produtores rurais que fornecem leite para o Programa do Leite. “Foi o nosso grito de alerta. O pedido para que o Governo observe a realidade do interior e faça algo por ela. A febre aftosa e as barreiras levantadas pelo estado de Pernambuco são apenas dois dos problemas. A seca que está acabando com o nosso rebanho é outro muito grave. E se nada for feito, nos próximos meses veremos um quadro devastador nas zonas rurais, não somente com a morte de animais, mas com a economia de municípios em frangalhos”, alertou o presidente da Federação da Agricultura do RN, José Álvares Vieira.

De acordo com o agropecuarista e presidente do Sinproleite, Marcelo Passos, a intenção de convocar a imprensa foi de fazer ecoar o pedido de inúmeros produtores rurais. “Com os jornais e as equipes de TV, queremos que toda a sociedade tome conhecimento do quadro geral da atividade produtiva nesses últimos tempos. Queremos mostrar a realidade de uma imensa parcela da população que está sofrendo com os efeitos catastróficos da seca e também mostrar para todos o descaso do Governo estadual com os produtores rurais”, ressaltou Passos.

Seguidores