Na tarde desta quarta-feira (15), a governadora Rosalba Ciarlini esteve na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte para fazer a leitura da Mensagem Anual do Governo do Estado. Antes da sessão solene, a Governadora foi ao Palácio Potengi, onde encontrou Secretários de Estado e auxiliares da Administração Indireta. No local, eles conversaram sobre metas e planos de cada entidade para 2012.
MENSAGEM
A governadora Rosalba Ciarlini iniciou a leitura da Mensagem Anual dizendo que, em 2012, começa a administrar o estado com um orçamento planejado. “Trago o otimismo de que será um ano muito melhor para o RN e para seu povo”, disse, lembrando que segue um orçamento realista para colocar em prática as metas do Governo.
E, para isso, Rosalba apresentou o Programa RN Maior, um Plano de Governo que será implementado ao longo dos próximos três anos e promoverá o desenvolvimento do Rio Grande do Norte tendo como base a ação social. “Se 2011 foi o ano da recuperação, 2012 será o ano da arrancada das realizações”, disse a Governadora. “Vamos fazer um RN Maior no desenvolvimento humano, na qualidade de vida da população; 2012 será o ano do desenvolvimento humano e social, através do programa RN Mais Justo, um dos pilares do RN Maior”, reforçou.
O Programa RN Mais Justo será lançado em 5 de março, com a presença da ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello. A Governadora aproveitou a oportunidade e convidou todos os deputados a participarem do lançamento e acompanharem o projeto.
Na economia, o Estado teve avanços significativos. Rosalba falou sobre o incentivo dado às indústrias – “trocando imposto por emprego, sim” – para obter mais recursos e investir em saúde, segurança, educação; agradeceu o apoio da Assembleia Legislativa na aprovação do Import RN e reforçou o avanço no campo da energia eólica. “Consolidamos o RN como principal pólo de energia eólica, dando visibilidade não só ao estado, mas ao país”, observou Rosalba Ciarlini.
Sobre o primeiro ano de gestão, a Governadora disse que 2011 foi administrado “pisando em campo minado, mas não foi perdido; foi um ano de superação e recuperação”. A chefe do Executivo Estadual falou sobre as escolhas difíceis; da recuperação da credibilidade do Estado junto ao Governo Federal; que voltou a honrar contratos; resgatou projetos e obras estruturantes que pareciam perdidos – como a Copa 2014 e o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante – além de induzir o desenvolvimento econômico.
Clique aqui para ler a íntegra do discurso da governadora Rosalba Ciarlini. Assessoria