quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Presidenta Dilma assegura ampliação de crédito fiscal ao RN e mais dois estados

image A governadora Rosalba Ciarlini participou na manhã desta quinta-feira (16), em Brasília, da solenidade para anúncio de ampliação de crédito fiscal do Rio Grande do Norte em mais R$ 643 milhões para investimentos nas obras do PAC e em programas de combate a erradicação da pobreza. Na prática, isso significa que o Estado pode contratar novas operações de crédito.
Ao lado da presidenta da República, Dilma Rousseff, a governadora disse: "Hoje nós estamos consolidando a oportunidade de investir na sustentabilidade e no desenvolvimento a fim de fazer um RN maior. É a oportunidade de dotar o Estado das condições de avançar com mais investimentos".
Reconhecendo o esforço feito pelos governantes em promover o equilíbrio fiscal que possibilitasse a assinatura do termo de ampliação de crédito, a presidenta Dilma Rousseff disse que "está de parabéns a governadora Rosalba, o governador Raimundo Colombo (SC) e o governador Marconi Perillo (GO)". "O Brasil precisa acelerar o crescimento e o desenvolvimento regional. A ampliação de crédito é fundamental. E precisamos da parceria com os Governos no investimento em infraestrutura, logística, mobilidade e na redução das desigualdades sociais. Tenho certeza que os atuais governantes aplicarão muito bem este recursos que irão captar graças ao esforço que fizeram", reforçou a presidenta.
A capacidade de ampliação ofertada pelo Tesouro Nacional se deu graças à revisão, reestruturação e ajuste fiscal do Governo. Assim, o RN poderá tanto acrescentar quanto efetuar novas contratações de crédito, o que vai ser refletido em ações que envolvem diversos programas, como o de financiamento e contrapartida do PAC; Saneamento para Todos; Pró-Transporte - obras de mobilidade da Copa – e empréstimo de mais U$S 180 milhões junto ao Banco Mundial que se somarão aos U$S 360 milhões já pleiteados.    
Rosalba Ciarlini reforçou que a chegada de mais recursos é uma ação necessária para combater a miséria de forma eficaz, atuando contra o problema em diversas áreas. "Vamos começar agora uma ação para a universalização da água no nosso estado. Também é preciso fazer com que o saneamento básico seja algo que chegue a todos os recantos do Rio Grande do Norte, trilhando um caminho de saúde, de bem estar e qualidade de vida para todos os potiguares", disse.
Já a presidenta Dilma Rousseff afirmou que "nós cumprimos uma etapa e acredito que ao longo dos anos os estado brasileiros serão agentes de investimento. O que estamos conseguindo aqui é um salto nas finanças. Nós abrimos o maior empréstimo que se tem notícia no espaço fiscal". No Governo Dilma já foram autorizados R$ 41 bilhões em aplicação de crédito para os Estados da Federação. "É o maior patamar atingido por um Governo Federal no Brasil em todos os tempos. Mostra que estamos imbuídos no patamar de crescimentos econômicos de 4,5% ao contrário de países que estão tendo dificuldades em outros continentes", disse Guido Mantega, Ministro da Fazenda.
Dilma Rousseff parabenizou a governadora Rosalba Ciarlini e disse que "juntos, estes governadores permitirão que cheguemos mais perto das nossas metas de desenvolvimento. E parabenizo a todos os governadores que estão aqui assinando os convênios".
Além do Rio Grande do Norte, outros dois estados receberam autorização para ampliação do credito fiscal: Goiás (GO) e Santa Catarina (SC). Assessoria

Seguidores