quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Câmara Municipal de Natal participa da posse da Procuradora-Chefe da União no RN

image Vereador, Ney Lopes Jr., o Procurador Regional, José Roberto Farias, Procuradora da União, Helena Bettero, Procuradora Chefe Caroline Bulhosa, Ex-procurador Niomar Nogueira
A advogada Caroline Bulhosa de Souza Nunes recebeu o cargo das mãos do Dr. Niomar de Sousa Nogueira. 
Natal, 29 de fevereiro de 2012-Um dos órgãos mais importantes na defesa do patrimônio público a Advocacia Geral da União-AGU, empossou na manha de hoje a primeira mulher a ocupar o posto de Procuradora-Chefe da União aqui no Rio Grande do Norte. Trata-se da Drª Caroline Bulhosa de Souza Nunes. A solenidade ocorreu na manhã de hoje, 29, no auditório da Procuradoria Geral da União, em Candelária.
O presidente em exercício, da Câmara Municipal de Natal, vereador Ney Lopes Jr.(DEM) esteve presente na ocasião e citou a importância da indicação. “Drª Caroline Bulhosa assume a função com muita disposição e comprometimento. O erário público norte-rio-grandense só tem a ganhar com a nomeação dela”, declara o parlamentar.
Em seu discurso, a nova-procuradora ressaltou a responsabilidade de assumir e continuar o trabalho do seu antecessor, Dr. Niomar Nogueira. “É uma honra inenarrável e grande satisfação abraçar esta função de Procuradora-Chefe da União aqui no Rio Grande do Norte. No entanto, a missão será um grande desafio, tendo em vista o excelente trabalho desenvolvido por Dr. Niomar a frente da AGU. Ainda assim, afirmo meu total comprometimento e dedicação com a instituição.”, assegura Caroline Bulhosa.
Na oportunidade diversas autoridades se fizeram presentes, dentre elas Procuradora Geral da União, Helena Maria de Oliveira Bettero, que representou o Ministro Luís Inácio Lucena Adams, Procurador Regional 5º Região, José Roberto Machado Farias, Procurador Geral do Estado, Miguel Josino, Procurador Geral do Município, Bruno Macedo a Reitora da Universidade Federal do Rio Grande Norte, Ângela Paiva Cruz.
Sobre a Procuradora Geral da União do Rio Grande Norte:
A nova procuradora-chefe Caroline Bulhosa de Souza Nunes, de 32 anos, é natural de Feira de Santana, na Bahia, Casada. A advogada é filha do casal Zara Silva Nunes e Carlos Antônio Silva Nunes, ela exerceu diversas funções na Advocacia Geral da União, sendo sua última atividade a reponsabilidade da Procuradoria Seccional da União em Mossoró.
Sobre a Advocacia-Geral da União:
A Advocacia-Geral da União (AGU) é a instituição brasileira responsável pelo exercício da advocacia pública em âmbito federal. Por advocacia pública federal entende-se a defesa de todos os poderes da União em sede judicial ou extrajudicial, bem como o exercício de atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo Federal. Além disso, também representa o Brasil perante a justiça de outros países e jurisdições internacionais. Na Constituição Federal (art. 131), a AGU é tratada como função essencial à justiça, ao lado do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Advocacia Privada e da própria magistratura.
A Advocacia-Geral da União foi criada em 1993, por meio de lei complementar, tendo nascido da necessidade de distinguir as atribuições de defesa do Estado daquelas de defesa da sociedade e de fiscalização da lei, antes concentradas no Ministério Público. A partir da criação da AGU, o Ministério Público deixou de fazer a representação da União, que costumava ser feita por um órgão denominado Consultoria Geral da República. Assessoria

Seguidores