O ministro da Educação, Aloísio Mercadante, confirmou que dia 07 de março vai estar em Natal. Ele aceitou convite da governadora Rosalba Ciarlini para participar da entrega de ônibus escolares aos municípios.
O governo do Estado adquiriu 100 ônibus com recursos próprios e conseguiu 50 com o Ministério da Educação para o transporte escolar. ”Até julho, o Ministério estará nos dando mais 100 ônibus para os municípios”, anunciou entusiasmada a governadora Rosalba Ciarlini, considerando que depois da distribuição desses 250 ônibus, o sistema de transporte escolar atenderá às necessidades dos municípios.
Simultaneamente ao transporte escolar, o MEC vai investir na construção de escolas profissionalizantes e reformas de outras 54 do ensino regular. Outro estimulo que será dado, conforme garantia do ministro Mercadante, são prêmios para o programa de combate à evasão escolar. O ministro elogiou a busca ativa que está sendo feita pelo governo do Estado, através dos agentes de endemias, para a identificação dos alunos que deixaram de frequentar as aulas.
A governadora Rosalba Ciarlini explicou que o governo resolveu premiar os municípios que tiverem melhor desempenho porque ficou preocupado com o alto índice de abandono dos alunos. No ano passado, cerca de 100 mil estudantes deixaram a escola. “O governo vai convocar os prefeitos para a assinatura dos convênios”, adiantou, afirmando que o MEC será um forte aliado no combate à evasão escolar e promoção de melhoria na qualidade de ensino.
Ministro garante apoiar indústrias têxtil e salineira
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, disse que vai trabalhar com afinco para apoiar o governo do Estado no esforço de garantir a manutenção e ampliação de empregos nas indústrias do Rio Grande do Norte. E dois setores que receberão atenção especial, neste primeiro momento, são a indústria têxtil e salineira.
O ministro avisou que o governo federal não vai assistir de braços cruzados a concorrência de produtos asiáticos com a indústria de confecção de Caicó e também do sal chileno com o parque salineiro potiguar. “Queremos apoiar e expandir a indústria têxtil e agregar valor à cadeia produtiva do sal” acrescentou Pimentel, afirmando que o Ministério quer ser parceiro do governo do Estado para assegurar os empregos e ampliar as indústrias.
A senadora Ivonete Dantas considerou as palavras do ministro Pimentel essenciais para a região Seridó. ”A industria têxtil é a compensação para a perda do nosso algodão que absorvia toda mão-de-obra familiar”.
O também seridoense deputado João Maia foi outro que deixou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, aliviado. “A receptividade da governadora foi completa”, enfatizou, afirmando que com o apoio do ministro Pimentel, o setor produtivo do RN vai ser fortalecido. “Mais do que garantir os atuais empregos, a união de esforços ira ampliar as nossas indústrias, ofertando mais oportunidades ao trabalhador”.
Argumentando que a indústria têxtil do Seridó garante mais de dois mil empregos diretos e o RN produz mais de 96% do sal consumido no país, a governadora Rosalba Ciarlini disse que volta de Brasília otimista. “São dois setores fundamentais para o desenvolvimento do nosso Estado”, ressaltou, observando que a garantia do ministro Pimentel fortalece a luta por mais indústrias no RN. “Solicitamos medidas protecionistas para esses dois setores e pedimos empenho para a atração de novas indústrias no RN”, completou Rosalba.
O secretario de Desenvolvimento Econômico, Benito Gama, que os investimentos privados no RN somam R$ 40 bilhões. Esse montante se refere ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante; Copa, Eólica, Petrobras, exploração de minérios e outros. Assessoria