segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Ministra Ana de Hollanda entrega prêmio a cordelistas

Cerimônia em Fortaleza premia as 200 iniciativas contempladas pelo Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel, que recebeu investimento total de R$ 3 milhões do Ministério da Cultura

Brasília, 5 de dezembro de 2011 – A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, premia nesta quarta-feira (7) os contemplados pelo Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel. O MinC investiu R$ 3 milhões na iniciativa, que beneficiou 200 projetos. A solenidade de premiação será no Centro Cultural do Banco do Nordeste, em Fortaleza (CE), às 14h. Esta é a primeira vez que o ministério promove um edital para este segmento da cultura popular, atendendo uma reivindicação do setor.

O prêmio vem ressaltar a importância da literatura de cordel como patrimônio imaterial brasileiro. Nesta primeira edição teve como homenageado o poeta Patativa do Assaré, que no ano de seu centenário, em 2009, recebeu do MinC a Ordem do Mérito Cultural. Naquele mesmo ano, durante o Seminário de Políticas Públicas do I Encontro Nordestino de Cordel, realizado em Brasília, houve a solicitação de que o ministério promovesse ações específicas para este segmento.

Recebem das mãos da ministra o certificado de premiação o primeiro classificado em cada uma das quatro categorias do edital: Criação e Produção, Pesquisa, Formação e Difusão em suas respectivas subcategorias.

Foram 618 inscrições, sendo 449 projetos classificados, dos quais os 200 primeiros receberam o prêmio. Na primeira categoria, voltada para a Criação e Produção, o MinC selecionou 80 projetos para a publicação de folheto de cordel e 20 para produtos artísticos (livro, CD, DVD, xilogravura, repente, cantoria, coco, aboio e embolada). Na categoria de pesquisa foram contemplados 10 projetos. Outros 50 projetos foram selecionados na categoria de Formação (cursos, seminários, oficinas, dentre outras atividades sócio-culturais de caráter educativo) – sendo 10 já existentes e 40 novas iniciativas. Também foram premiados 40 projetos na área de Difusão, destes 10 existentes e 30 novos.

SERVIÇO:

O QUE: Cerimônia de premiação do Edital Mais Cultura de Literatura de Cordel

QUANDO: 7 de dezembro, às 14h

ONDE: Rua Floriano Peixoto, 941 - Centro – Fortaleza (CE)

Maíra Brandão

Seguidores