segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Arthur Moreira Lima no Complexo Cultural de Natal e no anfiteatro da UFRN

image “Um piano pela estrada” chega a Natal está semana. O pianista Arthur Moreira Lima irá se apresentar nesta quarta-feira (21), às 19h30, no pátio do Complexo Cultural de Natal, na Zona Norte, e na sexta-feira (23), às 20h, o pianista irá se apresentar no anfiteatro do Campus da UFRN.
Um Piano pela Estrada leva concerto de Arthur Moreira Lima por todo o país em caminhão-teatro de 45m² de cena. O pianista é o criador, produtor, empresário e artista de uma iniciativa inédita no Brasil: a de levar música de concerto a lugares e públicos os mais distantes deste universo cultural, por meio do projeto Um Piano pela Estrada.
O projeto tem aprovação do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo a Cultura e conta com o patrocínio da Petrobras, Caixa Econômica Federal, Thyssenkrupp, Poupex, e Governo do Estado do Rio Grande do Norte.
O ineditismo se deve ao fato de o pianista transportar, literalmente, o concerto todo, incluindo seus sofisticados pianos de cauda; o próprio palco (resultado da conversão do baú do veículo, a cada concerto, em área de cena); o som amplificado independente; iluminação; telão; camarim com ar condicionado etc.
Todo o aparato é gerenciado por uma equipe de 17 profissionais, que inclui afinador exclusivo, engenheiro de som e outros. Tal providência é fundamental, mesmo com a sofisticada suspensão do veículo, por causa das condições das estradas brasileiras.
A equipe de Um Piano pela Estrada compõe-se de, além do próprio pianista, produtor, engenheiro de som e luz, operador de telão, técnico em afinação e regulagem dos pianos, quatro motoristas. A caravana inclui o caminhão teatro, caminhão de apoio, 01 microônibus, 01 van de carga e 02 carros que transportam a equipe.
O concerto tem cerca de 1h30min de duração. No repertório, o pianista mescla música clássica universal a clássicos da MPB, interpretando Bach, Beethoven, Chopin, Mozart e Villa-Lobos; e os intercala com músicas populares que se tornaram clássicos. É assim que entram Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Luiz Gonzaga e, da Argentina, Astor Piazzolla – de quem Moreira Lima fez a primeira transcrição para o piano.
assessoria do gov. do RN
Última apresentação do maestro Arthur Moreira Lima será no Anfiteatro do Campus da UFRN
O maestro Arthur Moreira Lima chegará com seu Concerto "Um Piano pela Estrada"  em Natal na próxima quarta-feira, 21 de dezembro. A primeira apresentação do maestro será no Complexo Cultural da Zona Norte, na UERN, a partir das 19h30. No dia 22 ele se apresenta em Parnamirim e, encerrando sua temporada no Rio Grande do Norte, no dia 23/12, Arthur Moreira Lima volta a Natal, onde se apresentará no Anfiteatro do Campus da UFRN, a partir das 19h30, e não mais na Árvore de Natal de Mirassol, como fora previamente divulgado.
O projeto Um "Piano pela Estrada" tem aprovação do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo a Cultura e conta com o patrocínio da Petrobras, Caixa Economica Federal, Thyssenkrupp, Poupex e o Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Arthur Moreira Lima é o criador, produtor, empresário e artista dessa iniciativa inédita no Brasil: a de levar música de concerto a lugares e públicos os mais distantes deste universo cultural, por meio do projeto Um Piano pela Estrada, que utiliza um caminhão-teatro de 45m² de cena. O ineditismo se deve ao fato de o pianista transportar, literalmente, o concerto todo, incluindo seus sofisticados pianos de cauda; o próprio palco (resultado da conversão do baú do veículo, a cada concerto, em área de cena); o som amplificado independente; iluminação; telão; camarim com ar condicionado etc.  Todo o aparato é gerenciado por uma equipe de 17 profissionais, que inclui afinador exclusivo, engenheiro de som e outros. Tal providência é fundamental, mesmo com a sofisticada suspensão do veículo, por causa das condições das estradas brasileiras.
A estada no Rio Grande do Norte levou música da mais alta qualidade, a partir do dia 8 de dezembro, para as cidades de Pau dos Ferros, Alexandria, Apodi, Açu, Mossoró, Macau, Caicó, Currais Novos, Parnamirim e Natal.
O encerramento
Assessoria Fundação José Augusto

Seguidores