quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Pesquisadores Desenvolvem Projeto que Vai Aumentar a Qualidade da Produtividade dos Bovinos nas Propriedades De Parelhas

image O Prefeito em Exercício José Rogério Dantas, (Zezinho de Bilala) recebeu hoje no Gabinete da Prefeitura Municipal Professores da UFRN, que estão em Parelhas para desenvolver um projeto de extensão que visa melhorar a produção de leite em várias fazendas do município.

Magda Maria é Doutora em Produção Animal e Coordenadora do Projeto deDesenvolvimento de Ações de Ensino, Pesquisa e Extensão para Sistemas de Produção de Leite do Semi-árido. Na oportunidade, ela explicou os objetivos que foram traçados para as propriedades do Município: “O projeto é uma parceria da UFRN com a Prefeitura, com o objetivo de desenvolver a bovinocultura leiteira da agricultura familiar. É importante a gente enfatizar que é da agricultura familiar, pois o nosso intuito é manter o homem no campo. Isso se dá através do intercâmbio entre alunos do curso de Zootecnia e esses produtores rurais”.

A visita ao Prefeito teve a intenção de fortalecer a parceria e conseguir mais recursos para o Projeto. Cinco fazendas de Parelhas já estão recebendo o auxílio dos pesquisadores: “A gente vem uma vez por mês no município, e nesse final de semana que a gente passa com os produtores, nós implementamos ações de manejo para a produção de leite com qualidade e acima de tudo, com sustentabilidade. Nós levamos sempre em consideração, nos nossos trabalhos, a conservação dos recursos naturais, a água e o solo”, explicou Dr. Magda Maria.

Para colocar o plano do projeto em prática é preciso que haja a avaliação do custo de produção e implementação de técnicas de manejo ligadas à reprodução, produção e economia. Isso é feito em cada propriedade que se dispõe à participar. Dr. Josemar Torres é Zootecnista e especialista em Produção Animal e revelou quais conclusões já foram tiradas nesse início de implantação do projeto: “Foi observado o seguinte, primeiro a gente entrou nas fazendas, verificamos o rebanho leiteiro de cada produtor. Verificou-se que eles tem uma deficiência de alimentos, em primeiro lugar, e que nesses alimentos existe uma deficiência nutricional. Então nós estamos projetando qual é a melhor alimentação para cada tipo de animal”.

Os gestores que estiveram na reunião se comprometeram em apoiar a pesquisa dos professores. A pretensão é que logo, dez propriedades do município de Parelhas recebam o apoio dos pesquisadores, junto aos alunos da Universidade Federal.

assessoria

Seguidores