segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Deputado Fábio Faria sugere revisão no Programa Luz para Todos

image Com o objetivo de favorecer o desenvolvimento das atividades agropecuárias em cidades do interior de todo o país, o deputado federal Fábio Faria (PSD) sugeriu ao Ministério de Minas e Energia que efetue uma revisão no programa Luz para Todos, para que as novas ligações à rede elétrica utilizem a configuração trifásica.

Segundo o parlamentar, o programa proporcionou inúmeros avanços para a população da zona rural ao tornar acessíveis benefícios como iluminação, conservação de alimentos e acesso aos meios de comunicação. No entanto, para que essas regiões continuem crescendo através das atividades agropecuárias, é preciso que o Luz para Todos seja aperfeiçoado, oferecendo uma nova opção de configuração elétrica.

“Os equipamentos trifásicos são mais baratos, e sua instalação possibilita a redução dos investimentos necessários para que os agricultores, geralmente sem capital, possam incrementar a produtividade de suas propriedades rurais”, ressalta Fábio Faria, ao explicar que equipamentos que utilizam motores de alimentação trifásica apresentam muitas vantagens em relação aos que funcionam com a configuração monofásica, disponibilizada atualmente pelo Programa.

Como relata o deputado potiguar no documento encaminhado à pasta de Minas e Energia, esses equipamentos são também mais eficientes e consomem menos, contribuindo para faturas de energia elétrica mais baixas. “Essa ferramenta sem dúvida auxiliaria na redução dos custos de produção e aumentaria a competitividade dos pequenos e médios agricultores”, complementa Fábio Faria.

assessoria

Seguidores