A Câmara Municipal de Caicó esteve reunida nesta sexta-feira (18), através do Centro de Estudos e Debates, para discutir a possibilidade de desviar o tráfego de veículos pesados da parede do açude Ministro José Américo de Almeida – Itans.
Segundo o vereador Sandoval Silva (PR), autor da propositura, a circulação de caminhões pelo local preocupa diversas pessoas, inclusive o ambientalista Francisco Elpídio de Medeiros. “Nós tememos que uma carga tóxica possa acabar com o principal reservatório da nossa cidade. O Itans é uma referência e precisamos cuidar bem dele”, disse Chico Elpídio.
As discussões também contaram com a presença do diretor regional do DNOCS, Eduardo Farias; o diretor-presidente da Adese, Galvão Freire; e Sinval Soares Dantas, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caicó.
A sugestão mais viável, segundo Sandoval da Silva, seria aproveitar a estrutura do anel viário de Caicó, para construção de um desvio que retirasse o tráfego pesado da parede do reservatório. “Para isso, faremos um grande ato público contado com representantes dos poderes públicos e sociedade civil organizada, para sensibilizar o governo federal e a construtora responsável pela obra, para que possam pensar num aditivo que permitisse a realização do desvio”, disse o vereador.