Na segunda entrevista da semana, a Coordenação de Comunicação da Prefeitura Municipal de Parelhas aborda um dos beneficiados pelo “Balde Cheio”. Um programa que está ajudando aos que pertencem a Associação dos Produtores de Leite de Parelhas, dando assistência técnica, ensinando a melhorar o alimento do gado e aproveitando tudo isso para conseguir um Leite cada vez melhor. A Unidade de Resfriamento de Leite faz parte dessa conquista. O personagem de hoje é Anderson Ricardo de Sena, mais conhecido como “DETON”. Morador do Povoado Santo Antônio da Cobra, ele revela satisfação por estar participando do Balde Cheio e que em menos de quatro meses, sua produção já aumentou em 20 litros por dia.
De que forma o Balde Cheio está ajudando você?
Anderson Ricardo: Nós, agricultores da cidade de Parelhas, agropecuaristas, no caso produtores de leite, não tínhamos assistência técnica. Era difícil a Emater, com poucos técnicos para dar assistência ao pessoal da Zona Rural. E nós produtores, em parceria com Francisco, com a Prefeitura de Parelhas trouxemos esse projeto Balde Cheio, que está auxiliando, está dando uma assistência técnica de primeira qualidade a gente aqui. Como você pode ver, eu já estou com oito vacas aqui, em piquetes, produzindo 60litros de leite por dia. Antes produzia 40L e estamos passando para 60L. A ração, que antes a gente dava, já está barateando, já estão fazendo uma forma mais barata pra a gente. E está sendo ‘primeira’. Bom demais para a gente esse projeto por que de qualquer forma a gente gasta menos e produz mais.
Incentivou vocês também a formar uma associação, não é isso?
AR: Justamente. Nós formamos a Associação dos Produtores de Leite de Parelhas. Fomos beneficiados com um tanque de resfriamento de leite, a Prefeitura de total apoio. E tá lá o tanque funcionando. E graças a Deus agora a gente tem onde colocar o nosso produto que é produzido na Zona Rural.
Vocês acham que logo vão estar conseguindo ganhar mais dinheiro?
AR: Com certeza. Quando a gente produz mais, a gente ganha mais dinheiro!
assessoria