Na manhã de hoje, 22 de novembro, mais de noventa pessoas estiveram presentes na Câmara Municipal Vereador Hélio Clovis de Medeiros, em Parelhas –RN. O motivo era a realização da primeira Audiência Pública sobre Emendas Populares do município.
Essas ações estavam previstas desde 1988, mas nunca haviam sido implementadas. Agora o Governo Federal está disponibilizando uma verba, que será destinada à saúde das cidades do país, onde o povo é que decide através do voto onde esse dinheiro será investido.
Mais de 5mil municípios estão participando e Parelhas pode receber mais de 600mil Reais. A Audiência conjunta entre Câmara e Prefeitura Municipal, contou com a participação dos Vereadores(a) Maria da Guia, Heráclito Mazile, Wellington Araújo, Antônio Januário Neto, Ênio Ângelo, Marcos Antônio do Nascimento, do Primeiro Suplente Messias Medeiros, Vice-Prefeito José Rogério Dantas, Prefeito Francisco Medeiros, Secretário de Saúde Kléber Diniz, e Sec. De Meio Ambiente Gildete Maria.
Muita gente aproveitou e reivindicou melhorias nesse setor. Reconhecendo que investir no hospital, iria beneficiar muito mais pessoas, Clécio Virgílio, representante de um dos Conselhos Tutelares da Cidade se posicionou a favor: “Acho que esses 600mil deves beneficiar Parelhas através do hospital. Isso já foi muito debatido e não há como ir contra”. Clécio foi aplaudido pelos presentes.
A prioridade dessa verba é Urgência e Emergência, sendo que não pode ser destinada à pagamento de funcionários ou aquisição de medicamentos, por exemplo.
O principal ponto do debate que decidiu para onde o dinheiro iria, foi o Hospital Dr. José Augusto Dantas, que hoje é Municipalizado. Na época em que foi construído, o projetaram para atender uma população de 10mil pessoas e hoje Parelhas possui 22mil. Com a municipalização, boa parte do dinheiro que o município possui para servir à saúde é gasto com pagamento de plantonistas. Segundo o Secretário de Saúde, Kléber Diniz, o valor chega à 70mil Reais por mês (dado envolvendo apenas o pagamento de Médicos Plantonistas).
Para Tarcísio da Costa, Diretor do Hospital, se o Hospital ainda pertencesse ao Estado, um valor alto como o citado a cima, poderia ser destinado à outros serviços que preservassem a saúde da população.
Depois das explanações, os presentes decidiram por unanimidade que a verba será para benefício e melhoria do Hospital Dr. José Augusto Dantas. Agora, a documentação, as fotos e a cópia da gravação da Audiência serão enviadas para Brasília, com forma de comprovar o acontecido. Espera-se que o dinheiro faça parte do orçamento de 2012.
assessoria