A autorização para o novo concurso do INSS deve ser dada quinta-feira próxima, pelo Ministério do Planejamento. A informação é do ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho; e foi obtida após consulta ao ministério comandado pela ministra Miriam Belchior.
De acordo com o que foi informado a Garibaldi Filho, o processo do concurso está agora sob análise da consultoria jurídica do Ministério do Planejamento. Após concluída essa análise ele será encaminhado para assinatura da ministra, a quem cabe dar a autorização.
Segundo informações obtidas por Garibaldi Filho na consultoria jurídica do Planejamento, essa etapa referente à autorização deverá estar concluída quinta-feira próxima, dia 20. Com a autorização dada, o Ministério da Previdência poderá lançar o edital e dar sequencia ao processo.
Todas esses detalhes foram repassados ontem (14) pelo ministro via seu twitter pessoal (@garibaldifilho). Ele optou pelo canal porque é por meio do Twitter que chegam todos os dias dezenas de solicitações de informações sobre o certame.
O novo concurso para o órgão terá 2,5 mil vagas; sendo duas mil para técnico previdenciário; 500 para perito médico; e 200 para convocação de assistentes sociais aprovados no concurso realizado em 2009.
O ministro Garibaldi Filho se deslocou até Assu no início da noite de ontem (14) para atender a convite do prefeito da cidade, Ivan Júnior; e assistir o desfile comemorativo pelos 166 anos do município. Além de Garibaldi Filho, também prestigiaram as festividades os deputados federais Henrique Eduardo Alves e Fábio Faria; e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Mota.
Toda vez que vai a Assu, Garibaldi Filho encontra um tempo para visitar a aposentada Anita Caldas, mais conhecida por Dona Anita. Ele a conhece desde a década de 60, quando ela era uma das eleitoras de Aluízio Alves.Até hoje, com 86 anos, Dona Anita faz questão de receber o ministro em sua casa. E, quando sabe que ele está indo a Assu, não faz cerimônia em cobrar que ele passe por lá para um lanche. Ontem não foi diferente.