Luciana Lóssio, advogada escolhida por Dilma Roussef como ministra substituta do TSE. Brasilia/DF 11/10/2011 Foto:Nelson Jr./ASICS/TSE
A presidente da República, Dilma Rousseff, nomeou nesta terça-feira (11) a advogada Luciana Christina Guimarães Lóssio para o cargo de ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em uma das vagas destinadas aos advogados. Luciana vai substituir o ministro Joelson Dias, nomeado em março de 2009 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A nomeação foi publicada na edição de hoje (13) do Diário Oficial da União.
Luciana Lóssio será a primeira mulher a ocupar uma das vagas destinadas à advocacia. Com experiência na Justiça Eleitoral, ela advogou nas Eleições Gerais de 2010 para a candidata Dilma Rousseff (PT), eleita presidente da República. Fez inúmeras sustentações orais no Plenário do TSE. Também atuou na defesa dos então governadores José Roberto Arruda (DEM/DF), Rogério Rosso (PMDB/DF) e Roseana Sarney (PMDB/MA). É especialista em Direito Eleitoral e é membro do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral – IBRADE.
A lista para escolha dos ministros que ocupam as vagas de advogado no TSE é elaborada pelo Supremo. De acordo com o artigo 7º, inciso II do Regimento Interno do STF, “compete ainda ao Plenário — eleger, dentre os ministros, os que devam compor o Tribunal Superior Eleitoral e organizar, para o mesmo fim, as listas de advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral a serem submetidas ao presidente da República”.
Além de Luciana Lóssio, na lista enviada à Presidência da República pelo Supremo Tribunal Federal constavam os nomes dos advogados Joelson Dias e Evandro Pertence.
Como ministra substituta, Luciana Lóssio atuará quando verificada a ausência de integrante efetivo que tenha como origem a advocacia. TSE