terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Professor Marciano fala da preocupação com as chuvas

A preocupação com as chuvas

clip_image002

É comum os nordestinos, para tentar amenizar os efeitos das secas, construírem açudes e barragens no leito dos rios e riachos. Porém, muitos deles constroem sem nenhum acompanhamento técnico, sem estrutura nem planejamento adequados. Quando vem as chuvas, muitos desses reservatórios não conseguem sustentar a pressão das águas e acabam estourando, gerando inundações e prejuízos materiais.

Aliado a isso, tem a questão das construções irregulares em locais inapropriados, como próximo aos vales dos rios e em áreas de morro.

De acordo com as previsões meteorológicas, o próximo ano tende a ser um dos anos com o maior índice de chuvas das últimas décadas, visto que existe uma forte atuação do La Niña, fenômeno que ocorre no Oceano Pacífico próximo à Linha do Equador.

Para evitar esses desastres, os governos municipais e estaduais devem o mais rápido possível, fazer um levantamento técnico dos reservatórios hídricos antes do período chuvoso e promover uma dragagem nos rios e riachos que estão assoreados e, não só agora, mas sempre, as pessoas devem evitar construir próximo aos leitos dos rios e manter esses rios com a sua mata ciliar, pois assim evita o assoreamento (aterramento) dos mesmos. Professor Marciano Dantas. Natal/RN.

PUBLICIDADE - MASSAS SANTA RITA

INDUSTRIA DE MASSAS SANTA RITA LTDA. Rua projetada s/n. Rodovia RN 288 KM 06 Tel: (084) 3479 2481 Carnaúba dos Dantas-RN. Org: Denilson Alves.

Seguidores