sexta-feira, 31 de julho de 2015

Exposição "Étnicos: recuperando histórias"

imageA Exposição “Étnicos: recuperando histórias” é uma realização do Museu Câmara Cascudo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MCC/UFRN), a qual apresentará os resultados das pesquisas realizadas nas comunidades indígenas do Rio Grande do Norte pela curadora Jussara Galhardo, lotada neste museu, onde coordena o Grupo Paraupaba de Estudos da Questão Indígena no Rio Grande do Norte.

Graças a uma parceria entre o Museu Câmara Cascudo e o Núcleo de Arte e Cultura, ambos da UFRN, estará disponível para visitação no período de 11 de agosto a 3 de setembro de 2015 na Galeria Conviv’art, localizada no Centro de Convivência Djalma Marinho, Campus Universitário.

No dia 11 de agosto, a programação de abertura promoverá às 10h uma vivência de aproximação do público com os representantes indígenas do Estado seguidos de uma apresentação do Toré, importante prática ritual indígena, e, às 11 horas, a abertura do circuito expositivo com um coquetel de encerramento.

A realização desta exposição tem o apoio ainda de colaboradores, como: Editora IMEPH-CE; professor Deusimar Freire (Departamento de Oceanografia e Limnologia - DOL/UFRN); das Unidades do IFRN dos municípios de Canguaretama e João Câmara, da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (SEEC/RN) e da Fundação José Augusto.

A nova Exposição propõe uma reflexão, a partir de um aporte etnográfico, no intuito de desmistificar os modelos estereotípicos produzidos pelo senso comum e que operam na construção simbólica e social dos indígenas. Esse trabalho perpassa por dois eixos: um ligado ao passado, o qual remete ao colecionismo, e outro relacionado à contemporaneidade, direcionando o olhar do visitante para um novo entendimento a respeito do indígena e dos diferentes aspectos de sua cultura, relativos ao cotidiano, estilo de vida e à sua construção histórica, em particular.

SERVIÇO
Exposição “Étnicos: recuperando histórias”

Onde: Galeria Conviv’art - Centro de Convivência Djalma Marinho - Campus Universitário
Quando: de 11 de agosto a 3 de setembro de 2015
Data de abertura: 11 de agosto de 2015, às 10 horas
Horário de visitação: 9horas às 17 horas (segunda a sexta)
Informações: 84 3342-4903 | 9903-8941 (Luciana Garcia)
Realização: Museu Câmara Cascudo (MCC/UFRN) e Núcleo de Arte e Cultura (NAC/UFRN)

Apoio: Ed. IMEPH/CE – PT – IFRN (Campus Canguaretama e João Câmara) – SEEC/RN – PMA/RN - DOL/UFRN – PROEX/UFRN.

Seguidores