terça-feira, 5 de março de 2013

Programa Esportivo da Petrobras no RN vai ser realizado em março

Cerca de 500 crianças e adolescentes da zona norte de Natal serão beneficiadas com as ações do projeto “O Esporte como Transformação Social de Crianças e Adolescentes”, que terá início ainda este mês. O projeto foi contemplado na seleção pública do Programa Petrobras Esporte e Cidadania, cujo objetivo é apoiar o desenvolvimento do esporte olímpico brasileiro e contribuir para a democratização do acesso popular a práticas desportivas.

O Núcleo de Desenvolvimento Social (NDS) é a entidade executora do projeto, que conseguiu levantar recursos na ordem de R$ 1,68 milhões para atender as comunidades carentes da zona norte. O projeto funcionará como uma forma de extensão das ações já realizadas na comunidade de Nova Jerusalém, adotada pelo NDS como responsabilidade social desde 2007, onde desenvolve programas de leitura, aulas de reforço, apoio pedagógico, oficinas de artes e cultura, entre outros. A entidade foi a única selecionada no Rio Grande do Norte para desenvolver o Programa da Petrobras, que contou com outros cinco projetos inscritos.

Na zona norte, o NDS realizará as atividades em vários lugares diferentes, de maneira que mais pessoas possam ter acesso ao projeto. Serão sedes da ação o ginásio Nélio Dias, o Complexo Cultural de Natal (antiga Penitenciária João Chaves), área de lazer do Conjunto Panatis, Escola Estadual Cônego Luís Wanderley, Escola Estadual Professora Ana Júlia de Carvalho Mousinho, campo de futebol do Conselho Comunitário do Parque das Dunas V e VI e Escola Estadual Professor Varela Barca. Oito modalidades esportivas vão ser desenvolvidas: boxe, taekwondo, capoeira, vôlei, vôlei sentado, futsal, futebol de campo e xadrez.

Em 2013, o NDS já realizou três capacitações para a equipe de profissionais que vão atuar no Programa da Petrobras. A finalidade é alinhar as ações que serão desenvolvidas, bem como formar profissionais que tenham prioridade na formação cidadã do público alvo como forma do projeto realmente fazer diferença na população.

Para Pedro Luciano, coordenador do projeto, a realização dessas atividades é de suma importância para as comunidades, que vivem situações de extrema vulnerabilidade social. “Através da educação esportiva tentamos construir um futuro melhor para essas crianças e adolescentes, que são obrigados a convirem com um ambiente muito pesado ao seu redor, às vezes lidando com tráfico de drogas, por exemplo", explica.

O Programa Esporte & Cidadania, da Petrobras, vai distribuir, ao longo de dois anos, mais de R$ 30 milhões para um total de 32 iniciativas esportivas escolares no país. A seleção pública de projetos funciona como uma iniciativa estratégica, que visa democratizar o acesso de organizações sociais, em todo o país, aos recursos da Petrobras no segmento de esporte educacional.

Seguidores