O senador Paulo Davim (PV-RN) sugeriu nesta terça-feira (19), no Plenário do Senado Federal, medidas para amenizar os efeitos da seca no Nordeste. Segundo o senador, a seca é tão intensa que os carros-pipas estão tendo que ser escoltados para evitar saques da população.
Entre as medidas sugeridas pelo senador estão a construção, a recuperação e a escavação de açudes e barragens, o investimento em infraestrutura, o aumento da cota de distribuição de água, a instalação de poços já perfurados e a perfuração de novos poços onde ainda não há.
- Mais de 3,5 mil poços pararam de funcionar por falta de manutenção e mil poços foram perfurados, mas não entraram ainda em funcionamento – afirmou o senador, que lembrou também da necessidade de dessalinizadores em alguns locais.
Paulo Davim sugeriu, ainda, a construção de barragens submersas, o aumento da cota de ração e de milho distribuída aos pequenos e médios agricultores e incentivos para que eles reponham o rebanho. Além disso, o senador afirmou que é preciso investir em agricultura adaptada ao clima e ao solo da região por meio da irrigação.
Campanha
O senador elogiou a campanha O Campo Grita, da diocese da cidade de Caicó (RN). O objetivo é conscientizar a população sobre seus direitos e incentivar a cobrança de ações do governo, além de arrecadar doações para obras de recuperação e abertura de poços na região.
Fonte: Texto e foto: Redação do Senado Federal