segunda-feira, 22 de abril de 2013

Rota dos Ventos quer desenvolver região atendida pela BR 406

image A deputada Fátima Bezerra (PT) juntamente com o IFRN, a UERN e o CERNE - Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia, estarão realizando nesta sexta-feira (26),  a partir das 9h, no auditório do IFRN – Campus João Câmara, o I Seminário preparatório de mobilização Projeto Rota dos Ventos – Eixo do Desenvolvimento Sustentável do RN.

Segundo os organizadores a ideia é, dentro do projeto Rota dos Ventos (assim denominado em virtude de ser a área com as melhores condições de produção de energia eólica do país), produzir diversos outros projetos de forma a ampliar as potencialidades da região servida pela rodovia BR-406, que vai de São Gonçalo do Amarante até Macau, incluindo a região litorânea nordeste do estado.  Para isso, estão sendo mobilizados prefeitos, vereadores, movimentos sociais, além de órgãos federais e estaduais.

Para o Diretor Geral do CERNE, Jean Paul Prates, “O objetivo é atrair e consolidar investimentos, valorizar os negócios já existentes e reconhecer esta rodovia como eixo de desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Norte, principalmente pelo número de parques eólicos presentes em sua extensão, e também das demais atividades relacionadas com o uso de recursos naturais, como sal, pesca, aquicultura, mineração, turismo, hotelaria, biocombustíveis, petróleo e gás, potencial portuário e oceânico, entre outras”.

A Diretora do IFRN de João Câmara, Sônia Maia, explica que “este primeiro seminário visa mobilizar forças, gestores e talentos locais de forma que participem ativamente do processo, organizado em três frentes principais: infraestrutura e investimento; qualidade de vida e cidadania, e planejamento de longo prazo e gerações futuras - cada uma com responsáveis a serem definidos durante este e outros encontros que se seguirão”. A professora Ana Dantas, Diretora do Campus Natal da UERN, acrescenta que “o objetivo do seminário é ampliar a base de apoio nos campos institucional, acadêmico, político, gerencial e operacional do projeto Rota dos Ventos visando efetivamente melhorar qualidade de vida da população que vive na região”.

A deputada Fátima Bezerra acredita que “o Projeto Rota dos Ventos tem condições de envolver e mobilizar gestores municipais, estaduais e federais, empresas, imprensa e movimentos sociais e a população de uma forma mais geral, fomentando a discussão nas mais diversas áreas como segurança, saneamento, meio ambiente, mobilidade urbana, emprego e renda, etc. E a partir dessas ideias, de forma coletiva e com a coordenação técnica do IFRN, da UERN e do CERNE, iremos elaborar projetos de desenvolvimento para a região e de posse desses projetos buscaremos as fontes de financiamento. Vamos mudar a cara dessa região”, complementa.

Seguidores